Domingo, 07 de março de 2021   -     02:26 |

Leitos são ampliados em Teresina: 91% de ocupação de UTI para Covid

A cidade de Teresina atingiu 91% de ocupação de UTI para Covid, segundo Florentino, secretário de Saúde do Piauí, a taxa de leitos de alta complexidade ocupados no interior do estado chega a 61%.

De acordo com o secretário, as cidades que estão com sinal de alerta são Teresina, Parnaíba, Piripiri e Floriano. Ele conta que o estado tem monitorado essas regiões. “Estamos extremamente preocupados, a taxa de ocupação na capital é de 91% e no interior é de 61%. 

Por isso tem um trabalho voltado para o Hospital Dirceu Arcoverde em Parnaíba. Hoje fizemos também a implantação de mais cinco leitos de UTI e mais 10 leitos clínicos em Piripiri e em Floriano, temos uma interlocução muito forte com o hospital de Oeiras", disse.

O Centro de Operações Emergenciais (COE) , emitiu uma nota sobre o aumento no número de ocupação de leitos nas quatro cidades.

Foto: Reprodução/Carta Piauí

Em reunião com a direção do Hospital Getúlio Vargas (HGV), o secretário informou que mais cinco leitos de UTI foram implantados em Teresina. "Também temos o compromisso da direção de implantarmos mais 10 leitos, se tivermos necessidade", disse.

Em Floriano, o prefeito Joel Rodrigues (Progressistas), decretou na sexta-feira (19), ‘lockdown parcial’ pela segunda vez durante o final de semana, em decorrência do aumento no número de casos na cidade.

Foto: Reprodução/Carta Piauí

“Também tivemos uma reunião com a governadora em exercício Regina Sousa, o governador Wellington Dias e o secretário de governo, Osmar Júnior onde avaliamos o crescimento dos casos, dos leitos e a média de óbitos que temos. Queremos externar para a população nossa preocupação e a necessidade de que todas as pessoas obedeçam às regras de prevenção e de não aglomerar”, pontuou.

De acordo com o último boletim epidemiológico da Sesapi, o Piauí registrou mais quatro óbitos e chegou a 3.242 mortes pelo novo coronavírus. O estado contabiliza, 169.465 casos confirmados.


Confira a nota do COE na íntegra:

A equipe do Centro de Operações Emergenciais (COE) esteve reunião neste sábado (20) e avaliou que a ocupação de leitos na região de Teresina, Parnaíba, Floriano e Piripiri já ultrapassa 80%. Com isso, o COE recomenda reforço nos cuidados com a higienização e distanciamento.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), está trabalhando na ampliação de leitos, porém esta é uma medida que exige tempo e profissionais disponíveis. Portanto, a colaboração da população é fundamental neste momento para evitar o colapso da Rede Estadual de Saúde.

O momento é de alerta, por isso é necessário manter os cuidados para evitar a propagação da Covid-19. Evite sair de casa, mas se precisar sair, use máscara. Lave as mãos com frequência, usando água e sabão ou álcool em gel.

Fonte: G1

Dê sua opinião: