5000onon

HU do Piauí nega corte orçamentário e garante funcionamento

O Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) informou, nesta terça-feira (7), que não houve corte orçamentário de custeio da unidade. O hospital, que é filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), garantiu que atendimentos, exames e procedimentos estão mantidos, bem como atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na unidade.

Sobre uma tabela que tem circulado nas redes sociais em que o HU aparece como uma das instituições a sofrer cortes de verba, a assessoria do hospital afirmou que o valor bloqueado de R$ 7.041.353 milhões refere-se à Emenda Parlamentar da bancada federal do Piauí no Congresso Nacional.

Serviços estão mantidos no hospital - Imagem: Reprodução

De acordo com a direção do HU, esse recurso seria destinado à adequação de área para funcionamento da UTI coronariana (UCO) no hospital, que permitiria a ampliação da capacidade de realização de cirurgias cardíacas, vasculares, neurocirurgias e procedimentos de hemodinâmica.

A Ebserh, a qual o HU-UFPI é filiado, é vinculada ao Ministério da Educação (MEC), e atua na gestão de hospitais universitários federais. Criada em dezembro de 2011, a empresa é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país.

*Com informações do G1

Dê sua opinião: