Terça, 13 de abril de 2021   -     16:17 |

Cortejo em homenagem ao ex-prefeito Firmino Filho passa por ruas de Teresina; velório foi restrito a família

Nesta quarta-feira (7) estão sendo realizadas as últimas homenagens ao ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho que morreu na terça-feira (6) aos 57 anos. Seu corpo foi encontrado na entrada do prédio do Tribunal de Contas da União (TCU), na Zona Leste da capital, onde o ex-gestor era servidor de carreira.

A assessoria do prefeito informou que devido à pandemia do novo coronavírus, a família decidiu seguir os protocolos de segurança, que foram tão defendidos por Firmino Filho, por isso o velório que iniciou às 1h de quarta-feira na Funerária Lótus, na Avenida Miguel Rosa em Teresina, teve a presença apenas da família e amigos.

Para que a população possa se despedir, um cortejo com o corpo de Firmino no carro do Corpo de Bombeiros, vai passar em algumas ruas de Teresina, com início previsto às 8h.

Local onde foi realizado o velório na funerária Lótus — Foto: Maria Romero

Local onde foi realizado o velório na funerária Lótus — Foto: Maria Romero

O coronel Jonh Feitosa, que foi comandante da Guarda Municipal na gestão de Firmino Filho, afirmou que a família gostaria de ter uma despedida maior.

“O desejo, inclusive da deputada Lucy, era de fazer algo diferente, bem maior, mas a situação pandêmica não permite. Então o cortejo vai passar por alguns locais para que as pessoas que desejarem, possam dar seu último adeus e um abraço à distância, para ele que era apaixonado por Teresina", afirmou Jonh Feitosa em entrevista à TV Clube.

O coronel destacou que Firmino tinha uma personalidade forte e que essa será uma grande perda para Teresina.

“Ele era muito pensativo no que iria fazer decidido e determinado. Fica a imagem de um homem público determinado, inteligente e conhecedor da administração pública, que conhecia todos os detalhes de Teresina. Hoje a cidade acordou sem um dos seus mais importantes líderes”, lamentou.
Velório de Firmino na funerária Lótus — Foto: Marcos Teixeira

Velório de Firmino na funerária Lótus — Foto: Marcos Teixeira

Cortejo

O cortejo sai da Avenida Miguel Rosa e segue para a Avenida Frei Serafim no Centro, seguindo pela Avenida Marechal Castelo Branco, depois segue para a praça do Poty Velho e para a Avenida Ministro Sérgio Mota na Santa Maria da Codipi e depois irá passar pela Prefeitura de Teresina no Centro.

Logo depois o corpo segue pela Rua Félix Pacheco, vai passar pela Avenida Luis Pires na Zona Sul, depois a Avenida principal do Dirceu, passando também pela Avenida Zequinha Freire e finaliza no cemitério Recanto da Saudade, localizado na BR 343.

Enterro

Após o cortejo o corpo vai para o cemitério Recanto da Saudade, onde serão realizadas duas missas, uma às 10h e outra às 15h. O enterro está previsto às 17h, apenas com a presença de amigos e familiares.

Teresina em luto

Muito emocionado, o vereador Evandro Hidd (PDT), afirmou que falava e se encontrava com Firmino de três a quatro vezes na semana. Ele explicou que ex-prefeito deixa a sua paixão pela cidade como marca.

“Nasci na política nas mãos do Firmino, ele acreditou na minha caminhada. Agora fica o legado de um homem comprometido com Teresina, trabalhei junto dele, vi o amor dele pela cidade. Essa é uma perda maior para cidade”, afirmou.

Evandro Hidd ainda destacou o trabalho de Firmino Filho na pandemia, principalmente por ter sido bastante criticado após o fechamento do comércio.

“Ele foi uma pessoa que foi gigante nessa pandemia e que ultrapassou os limites para diminuir os prejuízos dessa doença, inclusive me disse que enterraria a sua vida pública, se fosse possível, para poder conter essa doença. Não tem um ponto dessa cidade que você olhe e não veja o Firmino”, afirmou.


Fonte: G1

Dê sua opinião: