Segunda, 17 de janeiro de 2022   -     22:44 |

Comitê Científico recomenda proibição de festas de Réveillon e Carnaval no Piauí

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste divulgou nesta sexta-feira (03) um levantamento detalhado sobre a situação da pandemia nos nove estados da região. De acordo com o documento, o Piauí é um dos estados que apresenta indicadores de riscos pandêmico e epidêmico altos.
Diante do cenário, os membros do comitê afirmam que, no Piauí, “não se tem segurança sanitária para quaisquer liberações de atividades presenciais como festas de final de ano e Carnaval”. A recomendação de não liberar os eventos com aglomeração é estendida aos nove estados da região e tem como justificativa a prevenção a uma possível nova onda da pandemia e à nova variante Ômicron.
O Comitê Científico do Consórcio Nordeste também recomenda aos governadores que trabalhem para intensificar a vacinação contra a covid-19.
 “Para isto é importante fazer busca ativa daqueles que ainda não receberam a segunda dose visando completar a imunização. Recomenda-se utilizar a estratégia e a rede da saúde da família do SUS, com os agentes comunitários participando intensamente desta busca e ampliar os locais de vacinação nas cidades em locais de grande circulação de pessoas”, diz um trecho da nota.
O comitê recomenda ainda a doção de estratégias como a utilização de vacinação volante, através do chamado “carro da vacina”, que faz o trabalho de busca ativa. Essa estratégia já foi adotada em municípios piauienses como São João do Piauí e Campo Grande do Piauí.
A manutenção do uso obrigatório de máscaras e outras medidas de proteção individual e coletiva também é recomendada pelos membros do comitê, assim como a exigência do passaporte de vacina para entrada em cinemas, teatros, estádios de futebol, entre outros espaços de uso coletivo.

Dê sua opinião: