Sábado, 04 de dezembro de 2021   -     14:36 |

CCR se posiciona entre as maiores operadoras de aeroportos do país ao celebrar assinatura de contrato de mais 9 terminais do Bloco Sul

• Cerimônia foi realizada pelo Governo Federal, nesta sexta (12), no Ministério da Infraestrutura, em Brasília


• CCR irá assumir operação de 15 aeroportos dos Blocos Sul e Central a partir do primeiro trimestre de 2022

• A CCR Aeroportos irá operar em 9 Estados do Brasil e em 4 países

O Grupo CCR (CCR S.A. ("CCR" ou "Companhia") (B3: CCRO3; Bloomberg: CCRO3BZ; Reuters: CCRO3.SA) participou hoje, em Brasília, da cerimônia de assinatura do contrato de concessão do Bloco Sul da 6ª Rodada de Concessões Aeroportuárias, que prevê a ampliação, manutenção e exploração de 9 aeroportos pelo prazo de 30 anos.

O evento contou com a presença do Secretário-Executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, autoridades convidadas e representantes das regiões dos aeroportos do Bloco Sul.

Com a assinatura do contrato de concessão do Bloco Sul, a CCR avança para se posicionar como uma das maiores operadoras aeroportuárias do país.

Os 9 aeroportos do Bloco Sul (veja abaixo) somam-se aos outros 6 terminais que compõem o Bloco Central, também adquiridos pelo Grupo CCR na 6ª Rodada de Concessões. Com os 15 novos terminais, a CCR passará a ser responsável por gerenciar a movimentação de mais 19,9 milhões de passageiros/ano a partir do primeiro trimestre de 2022, quando irá assumir integralmente a administração dos terminais.

"Estamos celebrando hoje essa importante etapa no processo de transferência dos aeroportos do Bloco Sul para a gestão da CCR, que irá promover investimentos, oferecer novos serviços, com geração de empregos e renda", comemorou Cristiane Gomes, presidente da CCR Aeroportos. "A sinergia na operação dos 15 aeroportos arrematados pelo Grupo na 6ª Rodada de concessões possibilitará uma nova dinâmica na logística de transporte nessas regiões, aumentando a conectividade, ampliando as oportunidades e contribuindo para o desenvolvimento dessas regiões", complementa Gomes.

O contrato de concessão do Bloco Central foi assinado no dia 20 de outubro, no aeroporto de Goiânia (GO). O bloco reúne ainda os aeroportos de Palmas (TO), Teresina (PI), São Luís (MA), Imperatriz (MA) e Petrolina (PE).

Mapa da localização dos Aeroportos do Bloco Sul



• O Bloco Sul conta com 9 aeroportos nos três estados da Região Sul:

• Paraná: Aeroporto Internacional de Curitiba, em São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Londrina e Bacacheri, em Curitiba.

• Santa Catarina: Navegantes e Joinville.

• Rio Grande do Sul: Pelotas, Uruguaiana e Bagé.

• Dados do Bloco Sul:

• Investimentos estimados pelo governo em 30 anos: R﹩ 2,9 bilhões

• Movimentação em 2019: 12,5 milhões de passageiros/ano

• Movimentação em 2020: 4,8 milhões de passageiros/ano

• Expectativa de movimentação em 2022: 9,475 milhõesde passageiros/ano*

de passageiros/ano*

• Dados dos Blocos Sul e Central - Concedidos na 6ª Rodada de Concessões Aeroportuárias

• Investimentos estimados pelo governo em 30 anos: R﹩ 4,7 bilhões

• Movimentação em 2019: 19,9 milhões de passageiros/ano

• Movimentação em 2020: 8,3 milhões de passageiros/ano

• Expectativa de movimentação em 2022: 15,160 milhões de passageiros/ano*

*De março a dezembro/2022

Sobre a CCR Aeroportos

A CCR Aeroportos, divisão criada em 2012, administra atualmente quatro aeroportos, sendo um no Brasil, operado pela BH Airport e três no exterior: Quito (Equador), Juan Santamaria (Costa Rica) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Recentemente, a divisão CCR Aeroportos consquistou a concessão de outros 15 aeroportos divididos entre Blocos Sul e Central na 6ª Rodada de Concessão de Aeroportos. A divisão mantém ainda uma empresa de serviços aeroportuários nos Estados Unidos, chamada Total Airport Services (TAS). Com todas essas operações, o Grupo administra 18 terminais aeroportuários no mundo, com movimentação de cerca de 43 milhões de passageiros/ano.

Sobre o Grupo CCR

O Grupo CCR conta com mais de 17 mil colaboradores e é responsável pela governança e manutenção de 3.955 quilômetros de rodovias em seis estados. Também administra aeroportos e serviços de transporte de passageiros em metrôs, VLT e barcas, transportando mais de 1,7 milhão de passageiros por dia. Com a conquista das Linhas 8 e 9 concedidas pela CPTM e dos 15 aeroportos concedidos pela ANAC, o número de passageiros transportados poderá alcançar mais de 2,85 milhões de pessoas por dia.

Dê sua opinião: