Sábado, 14 de dezembro de 2019   -     22:24 |
5000onon

Aluno do SESI Piauí se destaca e fica entre os campeões da Mostra Brasileira de Foguetes

Entre os dias 8 e 11 de novembro, o aluno Emanuel Charles Lima Sousa, da Escola SESI Conselheiro Saraiva, de Teresina foi um dos 13 campeões da XIII Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) realizada em Barra do Piraí (RJ). O evento é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes.

Mais de 150 mil alunos na 1º fase que aconteceu em todos os estados brasileiros no mês de maio e que garantiu ao aluno Emanuel Charles Lima Sousa da Escola do SESI Conselheiro Saraiva o direito de participar da etapa nacional. Disputando com mais 39 equipes de todo o Brasil, Emanuel Lima alcançou a meta da prova e recebeu o troféu de campeão da organização do evento com mais 12 equipes por atingirem a meta acima de 150 metros da modalidade nível 3 que utiliza água e canos de PVC.

Emanuel Lima apresentou projeto para uma banca de jurados, que foi destacada pelos avaliadores da prova, o que lhe rendeu um brinde extra. Após retornar à Teresina, Emanuel foi recebido pelo superintendente do SESI Mardônio Neiva e pela a coordenadora de educação da instituição, Kátia Luz.

Durante à visita o superintendente do SESI, o parabenizou pela conquista da premiação e destacando o apoio e o incentivo dos educadores da Escola Conselheiro Saraiva, bem como a todos da Rede SESI de Educação do Piauí na melhoria da qualidade do ensino nas escolas. “Mais uma vez quero parabenizar você Emanuel, pelo grande êxito e dizer que o SESI Piauí a cada dia vem investindo na ciência, na tecnologia para galgar feitos como esse em nível nacional”, ressaltou Mardônio Neiva.


Por sua vez, o aluno Emanuel disse estar orgulhoso pela Participação na XIII Mostra de Foguetes onde recebeu total apoio do Departamento Regional do SESI para o traslado até o Rio de Janeiro. “Sinto-me orgulhoso em ser estudante do SESI pela seriedade e responsabilidade dos profissionais da educação da escola que estudo. Essa vitória não é só minha, mas também do esforço do meu professor/orientador Rubens e também de toda equipe na primeira fase.”, afirmou.

A MOBFOG é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. A MOBFOG tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

 
 
* Com informações da Ascom/ FIEPI

Dê sua opinião: