5000onon

Wellington Dias quer novo empréstimo de quase R$ 2 bilhões

O governador do Piauí Wellington Dias (PT) confirmou na manhã desta segunda-feira (27) que solicitou o aval da União para contrair uma nova operação de crédito para o estado. 

De acordo com o chefe do executivo estadual, a intenção é que a autorização para o Piauí e outros estados da federação contraiam empréstimos seja dada pelo governo federal através de uma medida provisória assinada pelo presidente Jair Bolsonaro.

“Na verdade, os empréstimos a rigor não necessitariam de uma lei ou medida provisória para serem feitos, mas nesse caso, a intenção do ministro Paulo Guedes é desburocratizar, isso encurtaria caminhos pois não teria mais que passar pela Cofiex (Comissão de Financiamentos Externos), teria apenas uma resolução do senado e isso encurtaria caminhos”, explicou o governador.

Sobre o valor do novo empréstimo, Wellington Dias afirmou ao Portal AZ que a quantia a ser liberada para o Estado deve levar em consideração um percentual sobre a receita corrente líquida.

“Ainda não há uma definição, eles vão definir um valor para cada Estado com base na receita corrente líquida, no caso do Piauí, que deve ficar com nota B, deve ser algo em 8% da receita corrente, aproximadamente R$ 2 milhões”.

*Com informações adicionais do Portal AZ e Fotografia do Portal GP1

Dê sua opinião: