5000onon

Vereador Dudu diz que Investimentos no Inthegra não refletem em melhorias para a população

 Foto: Divulgação 

O vereador Dudu (PT), durante a sessão plenária na Câmara de Vereadores, criticou o caos vivenciado no sistema de transporte público de Teresina. O Inthegra, recentemente completou um ano de implantação e neste sábado (1)a Prefeitura de Teresina realizou a inauguração do terminal do Zoobotânico, zona leste da capital.   Segundo Dudu, após mais de um ano de implementação o que pode se constatar é o desperdício de recursos públicos, uma vez que não refletem em melhorias nos serviços. 

 “A integração de Teresina é uma vergonha, onde a Prefeitura está conseguindo jogar dinheiro público no lixo. Os terminais só funcionam na propaganda e a população não aguenta mais a triste realidade. Os teresinenses se revoltam cada vez mais com os terminais que só trouxeram para a cidade o desemprego. O reflexo disso é que comerciantes estão quebrando devido aos corredores de ônibus não permitirem que os clientes estacionem seus veículos próximo às lojas, ou seja, a integração tem desintegrado sistematicamente outras fontes de renda na cidade”, criticou o vereador.


A administradora Sávia Pontes é uma das milhares de usuárias do transporte público e vivencia diariamente o drama do sistema de integração. Ela reside no Parque Jurema, região do Grande Dirceu, e para trabalhar na zona leste de Teresina precisa diariamente utilizar seis ônibus.

“Todos os dias saio 6:50h da manhã de casa e só consigo chegar no meu trabalho às 8:30h, ou seja, atraso diariamente 30 minutos porque tenho que enfrentar uma verdadeira maratona de três ônibus apenas para ir e para voltar mais três. Essa integração só piorou a vida de quem depende do transporte público para trabalhar e ganhar dinheiro”, contou. A morada do bairro Promorar, zona sul de Teresina, Karla Silva, relata também a dificuldade diária para chegar ao seu local de trabalho. “Eu tenho a opção de fazer a integração no Parque Piauí, mas fujo de lá porque é sempre lotado os ônibus e a demora é acima do aceitável. Minha opção é uma van lotada ou ônibus via shopping que, às vezes, tenho que esperar passar três para conseguir entrar em um para chegar ao trabalho”, relatou.

Diante dos casos constantes de reclamação, o vereador Dudu apresentou e a Câmara dos Vereadores aprovou um requerimento no qual solicita a Strans informações acerca do quantitativo de ônibus que compõem o sistema e se a quantidade de veículos está em conformidade com a licitação. O documento ainda requer dados se o número de veículos está atendendo o fluxo de usuários e estatísticas de melhorias promovidas no que se refere ao tempo gasto com o transporte.      

“A Prefeitura, ao invés de ter feito essas obras faraônicas, deveria ter investido no próprio transporte público. O requerimento busca saber da Strans informações de quanto foi gasto com o sistema. É inadmissível gastar uma verba bilionária e você não oferecer para a população as melhorias necessárias. O povo continua pagando umas das passagens mais caras do Brasil e o que temos são ônibus sucateados, sem falar no aumento do tempo dos trajetos de uma estação para outra. Então a integração não está servindo absolutamente para nada, a não ser jogar dinheiro do povo no ralo”, disse Dudu.   

* Com informações do Piauí Hoje

Dê sua opinião: