Terça, 11 de agosto de 2020   -     13:25 |

Aprovação de Bolsonaro no Nordeste aumenta quase 10%

 Foto: Reprodução  

Em um passado não tão distante, mais especificamente durante a CPAC Brasil 2019, que aconteceu em outubro do ano passado em São Paulo, a ministra Damares Alves proferiu a seguinte frase: “quanto mais bate, mais esse governo cresce”. Menos de um ano depois a frase parece fazer um enorme sentido, principalmente se analisarmos os números da última pesquisa Veja/Paraná Pesquisas. 

O levantamento divulgado pela revista Veja na semana passada apontou que, apesar de ser alvo de todos os lados, especialmente da grande imprensa, o governo do presidente Jair Bolsonaro tem crescido onde menos se espera, a Região Nordeste, governada em grande parte por políticos de esquerda. É de lá que a aprovação do presidente subiu quase 10% no último levantamento em comparação ao mês de abril.  

Entre os nordestinos, Bolsonaro aparecia com 30,3% na análise feita há três meses. Já na pesquisa realizada em julho, ele surge com 39,4%, um aumento de 9,1%. Surpreendentemente, foi a região em que o atual presidente mais cresceu, batendo regiões onde o chefe do Executivo teve votação expressiva no pleito de 2018, como o Sul e o Sudeste.

Segundo análise feita pela revista, o salto de aprovação pode ter sido explicado pela criação do auxílio emergencial de 600 reais, ao desenvolvimento do novo programa Renda Brasil, à inauguração de obras da transposição do Rio São Francisco no Ceará e às viagens do presidente pela região.  

* Com informações do Pleno News

Dê sua opinião: