Sábado, 04 de dezembro de 2021   -     14:25 |

Silvio Mendes e Rafael Fonteles lideram pesquisa para o governo do Piauí

Pesquisa realizada pelo Instituto GP1, a um ano das eleições para o governo do Piauí, na pergunta estimulada, quando os nomes são oferecidos ao entrevistado, aponta o médico Silvio Mendes com 27,74% e o economista Rafael Fonteles com 16,87% das intenções de votos. A deputada federal Iracema Portella vem em seguida com 13,04%. 

Em outro cenário, quando levados em conta apenas os votos válidos, ainda na estimulada, a simulação revela números importantes que certamente mexem com os bastidores dos poderes do Estado.

Silvio amplia a liderança para 43, 34%, seguido por Rafael Fonteles, que crava 26, 36%, vindo logo atrás Iracema Portella com 20, 38%. A jovem Jessy Fonseca, que disputou o cargo de prefeita de Teresina, ano passado, também aparece com 5,43%.

Silvio, inclusive, diz que já definiu um plano de gestão, em parceria com lideranças do Progressistas do Ministro Ciro Nogueira. Por outro lado, Rafael tem dito que só vai comentar assuntos políticos eleitorais no próximo ano, tirando de suas costas o peso das expectativas levantadas em pesquisas. 

ESPONTÂNEA

Neste campo, em que o eleitor fica livre para citar nomes, o governador Wellington Dias (PT), apesar de não poder disputar o cargo, nesta eleição, lidera as intenções de votos com 11,13%. 

Consta que foram entrevistados 1,150 pessoas com idade a partir dos 16 anos, em 56 cidades, observando critérios de sexo, faixa etétia, grau de instrução e renda familiar.A margemd e erro da pesquisa é de 2,89% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.  

Dê sua opinião: