5000onon

Moro inaugura 1º centro de inteligência de combate ao crime organizado no Brasil

O 1º Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública Nacional (CIISPN), que vai integrar uma base de dados de ações de segurança com os órgãos de inteligência dos estados, foi inaugurado neste final de semana, pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro.

“A integração é tudo em matéria de segurança pública. Estamos insistindo muito nessa política. Às vezes a polícia de um estado não se comunica com a de outro estado ou com a Polícia Federal. E uma das principais ideias aqui é fortalecer essa troca de informações”, disse Moro.

Ministro Moro - Imagem: Reprodução/Estadão

De acordo com o ministro, o centro é estratégico para o combate a organizações criminosas. A unidade de inteligência é composta por agentes das polícias civis e militares, órgãos federais e outras instituições especializadas no combate às organizações criminosas, como o Ministério Público e o Poder Judiciário.

Esse é o segundo centro integrado de inteligência. O primeiro, voltado para a Região Nordeste, foi inaugurado no ano passado, em Fortaleza (CE), pelo então ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann.

Na próxima semana, Moro inaugura, em Curitiba (PR), o centro da Região Sul. A intenção do governo é que exista um centro em cada uma das regiões do país.

Entre os objetivos dos centros estão a integração entre os agentes de segurança pública para produção de conhecimentos estratégicos e o acesso integrado dos conteúdos das bases de dados das diversas instituições e órgãos que compõem a estrutura de segurança pública.

*Com informações da JP

Dê sua opinião: