Segunda, 26 de julho de 2021   -     17:13 |

Coluna Coluna Feitosa Costa

Ciro Nogueira deve assumir a Casa Civil para liderar estratégias do governo no nordeste

O Senador Ciro Nogueira, líder nacional do Partido Progressista, está sendo cotado, pelo menos na grande mídia, para assumir o Ministério da Casa Civil. Conforme matéria da CNN, o presidente Jair Bolsonaro já estaria preparando a nomeação do piauiense. 

Opositores de Ciro avaliam que a sua entrada para o 1º escalão deve ser creditada às pressões nos bastidores por conta de prováveis erros estratégicos na relação política do governo com o Congresso.

O senador, experiente que é, chegaria para fortalecer o necessário diálogo para aprovação de pautas administrativas, sobretudo, voltadas à região nordeste, considerada o reduto de Lula, puxado pela força da ala conhecida como “centrão”, que ele lidera como ninguém. 

No entanto, fontes próximas ao senador falam que, na verdade, trata-se de uma estratégia para liderança nacional das tratativas políticas, pró-governo, com ampla influência na tomada de decisão e liberação de recursos nos mais robustos ministérios, para o fortalecimento das bases eleitorais.

No Ministério, será ele quem vai receber deputados, senadores e prefeitos para ouvir as demandas de cada setor.

Na prática, Ciro sabe o que os políticos querem e precisam às vésperas das eleições (parcerias para ajudar os estados e municípios). 

Vaga de Vice

Indo para o lugar do General Luiz Eduardo Ramos, Ciro se fortalece mais ainda na cúpula do governo e reforça os rumores de que poderá compor a chapa de Bolsonaro, nas eleições de 2022, como vice. 

Em família

Se confirmada a sua ida para a Casa Civil, a sua mãe, Eliane e Silva Nogueira, assume a cadeira no Senado Federal.

Dê sua opinião: