Segunda, 13 de julho de 2020   -     17:51 |

Coluna Coluna Feitosa Costa

1º lugar: Hashtag sobre cloroquina dispara no Twitter após reportagem do Carta Piauí

Está em 1º lugar em todo o Brasil, nesta segunda-feira (11), a hashtag #TeichLiberaCloroquina. Milhões de pessoas, incluindo autoridades políticas e da área de saúde, fazem a campanha nacional para regularização de protocolos científicos para salvar vidas de pessoas infectadas pelo novo coronavírus depois da reportagem do Portal Carta Piauí.


Este veículo de comunicação revelou que, seguindo protocolos estabelecidos pela conterrânea Doutora Marina Bucar Barjud, que mora em Madri, professora e coordenadora científica da Universidade de Zaragoza, na Espanha, médicos do Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, interior do Piauí, salvaram oito pacientes de coronavírus com aplicação de um eficiente coquetel à base de  hidroxicloroquina, azitromicina e corticóides nas fases iniciais dos sintomas da doença.

Os pacientes deram entrada com sintomas da doença e foram submetidos aos procedimentos nas fases I (infecciosa) IIA (inflamatória sem hipóxia). Conforme o oncologista Sabas Vieira, com rápida evolução positiva dos quadros clínicos após aplicação dos remédios, nenhuma das pessoas precisaram ser internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).


A médica Marina Bucar Barjud, também de Floriano, tratou mais de 600 pacientes com o coronavírus em Madrid, onde a mortalidade por Covid-19, a partir dos mesmos procedimentos, caiu de 20% para 1,8%, nos últimos dias. Os novos e revolucionários métodos para enfrentamento à doença começam a ser preparados para aplicação no Brasil inteiro. 



Recuperados

Uma mulher, de 31 anos, e um homem, de 34, receberam alta do Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, na quinta-feira (07), após serem curados da Covid-19. 

Segundo o diretor clínico do hospital, médico Justino Moreira, o tratamento se deu à base de corticoides e antibióticos, conforme o protocolo adotado pela especialista Marina Bucar Barjud.


Dê sua opinião: