Terça, 28 de setembro de 2021   -     19:38 |

Pista de atletismo no Piauí será palco de competição Norte-Nordeste sub18 com a presença de atletas olímpicos

A pista de atletismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI) será a casa dos atletas do Norte e Nordeste do país no mês de novembro. A Competição na categoria sub18 acontece pela primeira vez na capital Teresina em 32 anos e o principal motivo é fomentar a modalidade e usar a pista de nível internacional que possui o estado do Piauí. 

“Vai haver esse Troféu sub18, eles queriam uma ação para ser usada a pista de atletismo da UFPI e eu dei essa ideia de realizar o Norte Nordeste desta categoria. É a primeira vez na história do atletismo piauiense que será sediado aqui (em Teresina). Estavamos aguardando mais uns dias para confirmar por conta dos padrinhos, pois além do Cláudio queríamos trazer o Joaquim Cruz e ele confirmou ”, disse Jozimar Venção, presidente da Federação Piauiense de Atletismo. 

A competição terá dois padrinhos que são referências dentro da modalidade. O piauiense Cláudio Roberto medalhista de prata no revezamento 4x100 em Atlata-00 o velocista do Piauí também esteve nos Jogos de Atenas 2004. E o outro nome será o velocista Joaquim Cruz, dono de duas medalhas em Jogos Olímpicos – um ouro em Los Angeles 1984 e prata em Seul 1988, mas também esteve nas olímpiadas de Atlata-96. 

Piauiense sub16 e festival adulto 

Nos dias 20, 21 e 22 de agosto acontece o Campeonato Piauiense sub16 de atletismo. A competição será realizada na pista de atletismo da UFPI e além de contemplar os atletas de até 16 anos também terá um festival adulto, com o objetivo de inserir mais atletas entre os classificados para o Troféu Norte Nordeste Adulto. 

“Nós temos muitos grandes atletas do estado confirmados como o João Henrique Falcão que esteve recentemente em Tóquio, Letícia Lima, Marcos Vinicius e vários outros, mas no momento temos poucos nomes, na verdade só oito confirmados para competição e quero fazer uma competição aqui para conseguir ampliar esse número e dar chance para eles conseguirem esses índices”, explicou Jozimar. 

12 equipes irão participar da competição e dentre essas equipes tem duas do estado do Maranhão e uma do Ceará. Só do estado do Piauí mais de 45 atletas já estão inscritos na competição que acontece no Setor de Esportes da UFPI e nos dois primeiros dias 20 e 21 será apenas a competição sub16 e no dia 22 o festival adulto. 

*Fonte: Cidade Verde

 

Dê sua opinião: