Segunda, 13 de julho de 2020   -     17:35 |

Zona Leste de Teresina concentra maior número de casos e mortes por Coronavírus

 Foto: Reprodução  

A Fundação Municipal de Teresina (FMS) desenvolveu um painel de monitoramento da Covid-19 em que aponta a zona Leste como a região onde mais registrou casos confirmados da doença. O bairro Jóquei está em primeiro lugar com oito casos, seguido de Fátima (6) e Ininga (5).

Até a noite dessa terça-feira (14), Teresina registrou 63 moradores contaminados pelo novo coronavírus, sendo que cinco deles morreram em decorrência da Covid-19. As mortes foram de moradores dos bairros Morada do Sol (2), São Cristóvão, e São João e Itararé.

A Prefeitura de Teresina informou ao PiauíHoje.com que o painel Covid-19 é um protótipo de um sistema que está sendo projetado pela FMS para divulgar os dados da Covid-19 em Teresina, portanto, ainda não está disponível a consulta de dados para os cidadãos.  

 

Como se proteger do coronavírus?

  • Lavar as mãos frequentemente por 20 segundos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel;
  • Cobrir o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar;
  • Evitar contato próximo (um metro de distância) com pessoas que não estejam bem;
  • Ficar em casa e se isolar das outras pessoas que moram com você caso apresente os sintomas da doença.

Quais são os sintomas do COVID-19?

Os sintomas mais comuns do COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem ter dores, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta, diarreia, perda do olfato e paladar. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente. Algumas pessoas são infectadas, mas não desenvolvem sintomas e não se sentem mal. A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento especial. Cerca de 1 em cada 6 pessoas que recebe COVID-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldade em respirar. As pessoas idosas e as que têm problemas médicos subjacentes, como pressão alta, problemas cardíacos ou diabetes, têm maior probabilidade de desenvolver doenças graves. Pessoas com febre, tosse e dificuldade em respirar devem procurar atendimento médico.

Quem é do grupo de risco?

Idosos e pessoas com condições médicas pré-existentes (como pressão alta, doenças cardíacas, doenças pulmonares, câncer ou diabetes) parecem desenvolver doenças graves com mais frequência do que outros. 

O que é coronavírus?

Os coronavírus são uma grande família de vírus que podem causar doenças em animais ou humanos. Em humanos, sabe-se que vários coronavírus causam infecções respiratórias que variam do resfriado comum a doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença de coronavírus COVID-19.

O que é o COVID-19?

COVID-19 é a doença infecciosa causada pelo coronavírus descoberto mais recentemente. Este novo vírus e doença eram desconhecidos antes do início do surto em Wuhan, China, em dezembro de 2019.

* Com informações do Piauí Hoje 

Dê sua opinião: