5000onon

Timon: Estado e Município estudam novas políticas em favor dos jovens das periferias

 Em visita realizada a Timon nessa segunda-feira (03), o secretário de Juventude do Governo do Maranhão, André Vitral, participou de uma reunião com o prefeito Luciano Leitoa para apresentar novas políticas públicas a serem aplicadas através do Programa Juventude Viva. O foco das novas ações é combater, através de ações preventivas, a violência nas periferias contra a população negra. Na oportunidade, a caravana estadual também conheceu um pouco mais das políticas públicas já executadas na cidade a favor dos jovens.

 

 
“Estamos percorrendo vários municípios, mas vir a Timon foi uma determinação especial do próprio Governador Flávio Dino, que tem bastante confiança nas ações realizadas pelo prefeito Luciano Leitoa. O Projeto Juventude Viva beneficia muitas pessoas, mas focamos principalmente na comunidade negra das periferias. Nosso trabalho é desenvolvido em parceria com os municípios e membros da sociedade civil organizada”, comentou o secretário André Vitral.

 

 Em 2015 a prefeitura criou o primeiro Plano Municipal da Juventude de Timon, quando se passou a debater, de maneira mais legítima e, com o apoio de várias secretariais, temas como: direto à cidadania, participação política, direito territorial e mobiliário, dentre outros. Reconhecido em todo o Maranhão, também foi apresentado à comitiva o Projeto Aprova Timon, que oferta gratuitamente a milhares de jovens de baixa renda revisões para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) – um case de sucesso que já aprovou muitos estudantes em universidades do Maranhão e Piauí.

 
Com uma gestão que prioriza a Educação, o prefeito Luciano Leitoa abraçou a ideia. “Toda e qualquer proposta de parceria voltada aos nossos jovens sempre será aceita pela cidade, pois as somas das políticas nos fortalecem. E no que for preciso para fomentar mais ações que beneficiem a juventude, não haverá dificuldades”.

* Com informações da Ascom e Prefeitura de Timon

Dê sua opinião: