Terça, 13 de abril de 2021   -     15:53 |

Hospital de Campo Maior é abastecido por caminhões -pipas por falta de água

Foto: Reprodução

O Hospital Regional de Campo Maior (HRCM) está sendo abastecido por caminhões-pipas há dois meses devido a problemas em uma bomba que impulsiona a água para no prédio, denunciou o Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Piauí (Senatepi).

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), responsável pelo hospital, informou as providências para perfuração de um poço tubular que irá abastecer a unidade de saúde já foram tomadas. Leia a nota na íntegra.

De acordo com o Senatepi, mesmo com o suporte dos caminhões-pipas, falta água durante a noite. Além disso, o sindicato afirma que existe uma preocupação com a qualidade da água fornecida.

"Não se sabe se essa água é própria para consumo humano, já que não tem teste de qualidade", disse o presidente do Senatepi, Erick Ricelly.

'Prejudica funcionamento'

Segundo o presidente do sindicato, a água fornecida ao hospital é utilizada para o laboratório, pronto-socorro, clínica cirúrgica, clínica médica Covid, cozinha, para dar banho nos pacientes e para higienização.

O Senatepi diz que o funcionamento do hospital é prejudicado pela situação. De acordo com o sindicato, um funcionário do hospital reportou que houve uma vez em que não havia lençóis limpos.

"Durante o dia não tinha lençóis, pois não foram lavados devido à falta de água na noite anterior. Mas o atendimento aos pacientes continua acontecendo. Os funcionários do hospital levam água de suas residências para consumo próprio, para beber e lavar as mãos", relatou Erick Ricelly.

Leia a nota da Sesapi na íntegra:

O Hospital Regional de Campo Maior informa que já se encontra protocolado com tomada de preço, o processo de licitação para a perfuração de poço tubular para está unidade de saúde.

O HRCM reitera que em nenhum momento o atendimento no hospital foi prejudicado por falta de água. No mês de janeiro, o hospital contou abastecimento por carro-pipa e na cozinha foi utilizado água mineral.

Atualmente o HRCM está recebendo normalmente água do SAAE ( serviço autônomo de águas e esgotos) de Campo Maior.



Dê sua opinião: