Sábado, 19 de junho de 2021   -     17:46 |

Esposo da deputada Janaína Marques é internado em São Paulo com sintomas da covid-19

O médico Alderico Tavares, Superintendente de gestão da rede de média e alta complexidade da Secretaria Estadual de Saúde do Piauí, esposo da deputada Janaína Marques, está internado com diagnóstico de covid-19. Ele está no Hospital Sírio Libanês, desde sábado (05), em São Paulo, com o quadro clínico estável.

Consta que Alderico, atuante na linha de frente do combate à pandemia, já havia recebido as duas doses da vacina. Porém, por não possuir mais o baço ( sistema linfático com função de defesa do organismo), ele precisa ter acompanhamento especializado para vencer o vírus.

Rute Andrade, que é doutora em saúde pública e integrante da Rede Análise covid, explica que a vacina oferta ao organismo  a capacidade de produzir suas defesas e caso receba uma carga viral, o paciente vai ter a defesa que vai ajudar a combater o vírus. “Isso acontece 100% dos casos? Não, porque isso depende da idade da pessoa, do tipo de vacina, e do quadro de saúde dessa pessoa, e do tempo, porque a vacina precisa de um tempo para que faça efeito no corpo, por isso a necessidade de se prevenir”, explica.

Alderico tem histórico de embolia pulmonar, por isso, amigos médicos recomendaram que ele fosse internado. "Ele está estável, está usando oxigênio porque estava com a saturação baixa mas agora normalizou com o uso de oxigênio. Ele está na semi intensiva, pois devido o aumento do uso de oxigênio ele precisa está monitorado, mas ele está estável", disse a prefeitura de Luzilândia, Fernando Marques, cunhada do médico, à imprensa local.



Dê sua opinião: