Terça, 07 de abril de 2020   -     09:36 |
5000onon

Conheça a Cachoeira da Formosa, um refúgio perto de Teresina

Foto: Conheça o Piauí

Da mistura de sol e período chuvoso sai uma boa pedida: cachoeira. E olha, o que não faltam no Piauí são as belezas de uma queda d’água. “Ah, mas são cachoeiras bonitas, com água em abundância?”. Isso mesmo!

De norte a sul do estado é possível encontrar uma dessas perto de você. Quer saber onde? A viagem é até a cidade piauiense de União, que fica a 56 Km de Teresina.

É lá onde também fica localizada a cachoeira da Formosa, o nosso destino. você tem todo o trajeto que fizemos de como chegar até ela. 

COMO É A FORMOSA

A cachoeira fica localizada em uma propriedade particular na zona rural de União e, por ser área privada, a entrada custa R$ 10,00 (alor atualizado até a data de publicação desta matéria).

E também há algumas regras a serem cumpridas: não é possível levar comida e bebida para a cachoeira, assim como também tem limite de horário de entrada, que é até às 13 horas.

Cachoeira da Formosa em União

E vale muito a pena acordar mais cedo e cumprir essas regras de preservação da natureza!

O local é uma verdadeira imersão de calmaria e ao mesmo tempo de barulho, mas aquele barulho que todos apreciam, o som das águas, dos pássaros, do vento, do balanço das folhas das árvores, da natureza viva!

E viva mesmo! São três quedas d’águas com aproximadamente 8 metros de altura cada uma, que descem formando uma bela piscina natural em uma paisagem de encher os olhos. Um refúgio encantador!

A cachoeira é de fácil acesso e é um ambiente para toda a família. A piscina natural que se forma é de uma profundidade que, com todos os cuidados que requer como em qualquer outro lugar, dá para garantir a diversão de crianças e adultos.

O TURISMO NO LOCAL

Para quem quer aproveitar todo esse espetáculo natural e renovar as energias com um bom banho de cachoeira, o melhor período para visitar a Formosa é entre os meses de fevereiro e maio, o que corresponde à época de chuvas no Piauí.

Como as águas que formam a cachoeira vêm das vazantes das chuvas, então é nesse período que o volume de água na Formosa aumenta, tornando-se propícia para banho e em uma boa atração para quem quer fugir dos dias intensos das cidades.

E para apreciar esse destino, veja o passo o passo de como chegar até lá e já sinta essa experiência. Acompanhe o e boa viagem!


* Com informações do Conheça Piauí.com 

Dê sua opinião: