5000onon

Centro de Convivência para egressos de Comunidades Terapêuticas é inaugurado na capital

Esta segunda-feira (11) começou de uma forma especial para a assistência social de Teresina. É que a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), e em parceria com a Fazenda da Paz, inaugurou o Centro de Convivência “Retomando Caminho”. É o primeiro centro de reinserção com a finalidade principal de atender usuários que concluíram tratamento para a dependência química por meio de comunidades terapêuticas governamentais e não governamentais do Brasil.

O objetivo é promover uma reintegração dessa população com outros públicos da sociedade e também inserí-los no mercado de trabalho. O Centro vai receber 80 pessoas e, embora trate primordialmente de um espaço de reinserção e não de tratamento, o novo espaço, com equipe formada por psicólogos e assistentes sociais, se faz presente para oferecer o suporte necessário no processo de encaminhamento ao mercado de trabalho não só do público-alvo principal - egressos de comunidades terapêuticas - mas também de toda a comunidade local atendida pela assistência social.

Centro de Convivência para egressos de Comunidades Terapêuticas é inaugurado

Imagem: Rômulo Piauilino

Uma parceria com a Fundação Wall Ferraz vai garantir o oferecimento de cursos profissionalizantes, ferramentas e oportunidades para que os usuários conquistem espaço na sociedade. Estiveram presentes no evento inaugural o prefeito Firmino Filho; o secretário da Semcaspi, Samuel Silveira; a secretária executiva do SUAS, Mauricéia Carneiro; a presidente da Fazenda da Paz, Eneida Lustosa.

O prefeito Firmino Filho comemorou a novidade na luta contra a dependência de substâncias psicoativas. “Esse centro é uma novidade. Busca fazer o elo  entre o egresso que está saindo do tratamento de uma comunidade terapêutica e a sua comunidade e família. É a primeira iniciativa dessa no país, que está sendo vista com muita atenção por todos aqueles que fazem a política antidrogas no Brasil. Nós temos que cuidar dessa inovação para que ela possa ser bem sucedida. Sendo bem sucedida servirá de exemplo para todo o Brasil”, conclui o prefeito Firmino Filho.

O secretário da Semcaspi, Samuel Silveira, destaca a importância do mais novo instrumento municipal de promoção da reinserção de concludentes do tratamento do vício de substâncias psicoativas na sociedade. "Encerrado o tratamento, o usuário não precisa mais retornar à situação de vulnerabilidade que vivia antes. Não precisa se tornar refém da 'boca de fumo' perto de sua casa, nem do bar a três quadras de sua residência, favorecendo a recaída. Hoje, pela Prefeitura de Teresina, essa cidade que é toda nossa oportuniza para a sua população esse espaço de perseverança para quem quer se manter livre das drogas. Para que o 'não às drogas' dado pelo concludente do tratamento seja mais forte, e para vida toda", declarou o secretário Samuel Silveira.

O novo espaço fica localizado na Rua Areolino de Abreu, 2137, na região central da capital. O acesso ao Centro de Convivência “Retomando Caminho” acontecerá por meio de encaminhamento dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e das comunidades terapêuticas responsáveis pelo tratamento da dependência química. Para mais informações sobre os serviços do novo Centro de Convivência, a população pode ligar para o 3215-7485, ou entrar em contato com a Fazenda da Paz, pelo 3221-5995.

*Com informações Ascom/PMT

Dê sua opinião: