5000onon

Após forte chuva no Norte do Piauí Barragem do Emparedado volta a sangrar

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra como está a situação da barragem do Emparedado, localizada na comunidade de mesmo nome, na zona rural de Campo Maior. Após a forte chuva que caiu na região na madrugada deste sábado (16), o volume aumentou no reservatório e a água já passa por cima do sangradouro.

 
   Foto: Portal de Olho 

Somente nas últimas horas já choveu 70 mm na região de Campo Maior. Bastaram duas chuvas para acumular 30% do esperado para o mês inteiro. Até este sábado, Campo Maior já teve 124 mm de chuva e a previsão aponta para mais água nos próximos dias.

O local costuma receber uma grande quantidade de visitantes por esta época do ano e é conhecido pelos banhos e por ser palco de diversas atrações com shows musicais. No entanto, muita gente ainda tem mostrado resistência em frequentar devido à repercussão envolvendo o rompimento de uma barragem em Brumadinho-MG que ocasionou a morte e o desaparecimento de centenas de pessoas.

O Emparedado está localizado nas proximidades da PI-115 cerca de 40 km do perímetro urbano de Campo Maior. A barragem recebe as águas do Rio Jenipapo e possui uma capacidade de 5 milhões de metros cúbicos de água represados através de uma parede de concreto que apresenta uma série de infiltrações. O Governo anunciou que a barragem vai receber um investimento no valor de R$ 4.600.000 para recuperação do sangradouro e que o processo está na fase de licitação para a contratação da empresa responsável pelas obras.

Apesar das ameaças e do medo dos moradores, o Governo diz que a barragem não apresenta risco de rompimento e que são realizadas constantes vistorias no local com o objetivo de assegurar segurança a quem vive nos arredores do reservatório.  


Fonte: Portal de Olho 

Dê sua opinião: