Sábado, 16 de outubro de 2021   -     19:09 |

Bolsonaro aposta em ajuda de Ciro Nogueira para reverter votos no nordeste

O Jornalista Cláudio Humberto, do site Diário do Poder, observa que as pesquisas sobre eleições de 2022 confirmam a polarização entre o atual presidente e o ex-presidente petista, como mostra o empate quase exato no levantamento do Paraná Pesquisas divulgado na última quinta-feira (29). 

A pesquisa confirma a liderança absoluta de Lula no Nordeste, mas reafirma a hegemonia de Bolsonaro no Sul e sua liderança nas demais três regiões. 

A diferença é que Bolsonaro tenta reverter votos no Nordeste, com ajuda de Ciro Nogueira, recém elevado ao cargo estratégico de Ministro da Casa Civil, enquanto Lula, no Sul, onde sempre foi derrotado, não tem a mesma expectativa. 

Cláudio analisa que as chances de Bolsonaro no Nordeste estão no Bolsa Família turbinado, de R$300, ampliando os beneficiados para 17 milhões de pessoas.

Ele diz ainda que Lula tem dificuldades de reverter a antipatia histórica contra ele na região Sul, onde tem apenas 23,8%, contra 42,3% de Bolsonaro, conforme indicativos da pesquisa.

“O atual presidente também lidera no Norte e Centro-Oeste, com 31,8% a 28,1% de Lula, e no Sudeste, onde soma 35,9% contra 30,3% do petista. Bolsonaro tenta aumentar seus 23,2% no Nordeste ampliando programas sociais que Lula usou para construir sua supremacia, hoje em 47,9%”, diz.

Dê sua opinião: