5000onon

SESI/SENAI-PI apresenta projeto de Novo Ensino Médio ao Conselho Estadual de Educação

 

No último dia 7/12, o especialista em Desenvolvimento Industrial da gerência de educação básica do SESI/DN, Paulo Alves da Silva, apresentou o projeto "Ensino Médio com Itinerário de Formação Técnica e Profissional" ao Conselho Estadual de Educação do Piauí para aprovação como experiência pedagógica. A iniciativa já foi apresentada ao Ministério da Educação e ao Conselho Nacional de Educação.

O projeto foi estruturado pela equipe de Educação do SESI e SENAI do Departamento Nacional, fundamentado na Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, que regulamenta o Novo Ensino Médio. O que será implantado no Piauí é o de TI - Tecnologia da Informação - com habilitação profissional em Técnico de Rede de Computadores.

O projeto piloto no Piauí será implantado na Escola do SESI “Integrada deputado Moraes Souza”, da cidade de Parnaíba, no próximo ano. A nova metodologia foi implantada, neste ano, em caráter de experiência pedagógica nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo e Goiás.

O projeto Ensino Médio com Itinerário de Formação Técnica e Profissional com habilitação no Curso de Técnico em Rede de Computadores objetiva a formação integral dos jovens, considerando uma nova concepção de educação, que implica a mudança do papel da escola, superando sua tradicional função de transmissora de conhecimentos.

“A intenção é construir conhecimentos e representações que deem sentido às experiências e validem as ações cotidianas dos adolescentes. Nessa proposta, o estudante é sujeito ativo, coautor do processo de produção e apropriação do conhecimento”, explicou Paulo Alves da Silva.

A apresentação do projeto aos membros do Conselho Estadual de Educação contou com as presenças da diretora de educação profissional e tecnológica do SENAI, Sandra Ataíde e da coordenadora de educação básica do SESI, Kátia Luz.

Jânio Holanda - ASCOM/FIEPI


Dê sua opinião: