5000onon

SESI E SENAI expõem ações e pedem a parlamentares defesa de recursos

 

A Federação das Indústrias do Estado Piauí (FIEPI) juntamente com as entidades SESI e SENAI promoveram na última segunda-feira (11), no pátio da instituição em Teresina, um café da manhã para apresentação de suas atividades realizadas no estado, para parlamentares piauienses, com o objetivo de alertarem contra o anteprojeto de lei que retira 25% dos recursos do Sistema S, para destiná-los para a segurança pública.

Para os congressistas federais presentes no evento, a subtração dos 25% dos recursos das entidades provocará uma grande diminuição do atendimento promovido para a população do estado. O Sistema S é uma ferramenta mantida com recursos dos empresários que age de forma revolucionária no país. Os trabalhos que são desenvolvidos pelo sistema são reconhecidos pela sociedade, pois possuem grande eficácia no desenvolvimento da sociedade.

"Eu sou contrário à retirada desses 25% dos recursos do Sistema S, pois sou e conheço a atuação do sistema e sei de sua importância para o desenvolvimento social e educacional do país e do Piauí. Existem outros mecanismos que podem servir como fonte de recursos, e por saber disso é que sou contra a retirada dos recursos", comentou o deputado Júlio César, que dirige a FAEPI no Piauí.

O presidente do Sistema Fecomercio, Valdeci Cavalcante, afirmou que o Sistema S, é um mecanismo que transforma a sociedade para melhor, visto os resultados apresentados. 

Unânimes, empresários querem o fortalecimento e manutenção do Sistema S

“Esse trabalho que o SENAI e o SESI desenvolvem beneficia tanto os trabalhadores quanto os empresários. Logicamente que os nossos líderes políticos têm que tomar conhecimento dessas ações e dos resultados que elas proporcionam. Nós, empresários, sabemos o quanto elas são importantes, mas que a classe política também precisa conhecer e apoiar essas instituições”.

James Hermes dos Santos.

Presidente da Abigraf/PI - Associação Brasileira da Indústria Gráfica no Piauí.

 “Estamos aqui numa luta querendo sensibilizar os nossos deputados para que eles briguem lá na Câmara Federal para que não cortem essa prestação de serviços que essas instituições fazem. Isso inviabiliza todo esse trabalho social que o SESI faz na área da saúde, na educação, bem como o SENAI, que conta com cursos gratuitos e outras qualificações profissionais, além de serviços técnicos, tecnológicos que elevam o nível do trabalhador e consequentemente a competitividade da nossa indústria”.

Antonio de Pádua Brito Costa

Presidente do Sindicato das Indústrias do Arroz no Estado do Piauí

“Acredito ser muito importantes às ações do SESI e do SENAI para o Estado, porque ajuda a indústria e faz com que os parlamentares se insiram nesse contexto para ajudar fundamentalmente no crescimento delas. Por isso a necessidade do trabalho dessas instituições serem mantidos”.

Waldyr de Moraes Júnior

Presidente da Indústria de Cerâmica para Construção do Estado do Piauí

“Com a modernização da indústria é óbvio que precisamos cada vez mais de qualificações para trabalhadores. Com isso vejo com muita importância o trabalho desenvolvido pelo SESI e o SENAI”.

Marcelo Medeiros

Presidente do Sindicato das Indústrias de Massas e Biscoitos de Teresina

“Não é retirando recursos do sistema que se vai resolver o problema da segurança pública, que é um dever de estado. É um contrassenso retirar recursos da educação profissionalizante e das ações sociais do Sistema S".

Luiz Gonzaga de Andrade

Sindicato das Indústrias Gráficas de Teresina




JÂNIO HOLANDA – ASCOM/FIEPI


Dê sua opinião: