5000onon

SENAI implanta o Lean Educacional em suas unidades operacionais

O SENAI/PI através dos trabalhos desenvolvidos pelo CFP Candido Ataíde em Teresina e CFP José de Moraes Correia de Parnaíba dentro das ações do Programa Senai Mais Produtivo, implantou as ferramentas Lean Educacional nas duas unidades com o objetivo de aumentar a produtividade dos alunos nos laboratórios práticos do SENAI/PI por meio da melhoria da eficiência do processo ensino/aprendizagem. O programa é uma iniciativa do Departamento Nacional.

A proposta fundamental foi aplicar soluções simples, de baixo custo, usando os recursos da própria Unidade Operacional para alcançar resultados rápidos que resultem em ganho de produtividade do ensino nas aulas praticas nos laboratórios do SENAI/PI.

Segundo o Consultor Paulo Sérgio de Sales Pires, a consultoria teve duração de 04 meses com iniciou no mês de setembro e se estendeu até dezembro de 2018. Ele enfatizou que a partir de fevereiro de 2019 as ações se estenderão para outras áreas, o setor do Vestuário o próximo passo do programa.

Os resultados obtidos foram excelentes no setor de metal mecânico, onde houve uma diminuição muito significativa de movimentação dos alunos nas aulas praticas e diminuição das atividades que não agregam valor ao processo do ensino aprendizagem, aumentando as atividades que agregam valor ao ensino.

O trabalho nas duas unidades resultou em uma ampliação do numero de alunos por turma, pois o estudo realizado garantiu um balanceamento adequado no processo das aulas praticas diminuindo desperdícios como retrabalho, movimentação, transporte, espera, excesso de processamento, garantindo ao aluno mais tempo em atividades que agregam valor ao ensino.



Larissa Teixeira - Ascom FIEPI

Dê sua opinião: