5000onon

Mundo SENAI 2018 realizado no Piauí atraiu mais de mil visitantes

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Piauí (SENAI-PI) promoveu, durante todo o dia de quinta-feira, 8 de novembro, no Centro de Formação Profissional José de Moraes Correia, em Parnaíba, uma série de atividades voltadas para a educação profissional e o mundo do trabalho. Trata do projeto Mundo SENAI, que tem o objetivo mostrar a realidade das profissões para que as pessoas tenham mais segurança na escolha da carreira profissional, conforme o cenário da indústria de cada região.

A abertura oficial contou com as presenças do diretor regional do SENAI, Mardônio Neiva, de presidentes de sindicatos patronais da indústria, entre os quais, Roberto Ferraz, do Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Piauí, que representou o presidente da FIEPI, Zé Filho; de empresários, professores, conselheiros, gestores e colaboradores do Sistema FIEPI. A programação iniciou com a acolhida aos alunos de 15 escolas públicas da cidade de Parnaíba. Em seguida houve visitação em todo o circuito de realização das atividades.

No Mundo SENAI, os estudantes tiveram a oportunidade de participar de oficinas; palestras; de feira de exposição de alimentos, produzidos por alunos do curso técnico em alimentos do SENAI; conhecerem ainda os laboratórios para cadastro no programa de Educação a Distância (EAD); participaram também do desafio SENAI de projetos integradores, e produtos como o projeto lego zoom também foram apresentados. Os alunos tiveram acesso a plataforma Mundo SENAI e outros serviços nas áreas de mecânica de motocicleta; autocad; desenho técnico; panificação; laboratórios de sólidos e concretos; panificação, e laboratório de bromotologia.

Antes da primeira palestra, o presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Piauí, deu boa vinda aos presentes, falando que o presidente da FIEPI, Zé Filho, não tem medido esforços para elevar o nível de competitividade da indústria piauiense, seja através das ações do SESI ou do SENAI.

Em seguida Mardônio Neiva, falou sobre a importância do Sistema ‘S’, onde alguns setores querem colocar em cheque, segundo ele. “No entanto nós mostramos que essas entidades são importantes porque traz desenvolvimento e está sempre inovando com propostas de elevação da indústria brasileira. O exemplo é isso aqui, um evento onde o SENAI expõe suas atividades com transparência. Para se ter uma ideia o SESI possui no Piauí mais de 2.500 alunos, sendo a maior escola da rede privada do estado”, concluiu..

As palestras: “Desvendando 4.0 – Entendendo a Indústria 4.0”, apresentadas, respectivamente, pelo Consultor Paulo Pires; “Motivação Empreendedora”, por Ricardo Leão, do SEBRAE, e “Profissionais do Futuro” a carga da coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento de Carreiras do IEL/PI, Tâmia Larisse, atraíram a atenção dos participantes do Mundo SENAI. Para o diretor da Universidade Estácio de Sá (Polo de Parnaíba), Marcus Vinícius, a indústria 4.0 veio para elevar renda através da competição tecnológica.

Prosseguindo, ele disse: “Vejo a Indústria 4.0 como a 4ª revolução industrial sendo o cerne do desenvolvimento econômico e tecnológico, além, é claro, da valorização do curso de engenharia de produção e demais cursos na área da tecnologia”, afirmou. Sobre o evento, ele ressaltou que o SENAI está de parabéns, porque visa informar e incentivar as pessoas sobre profissões e em segmentos diversos via automação.

Para as estudantes do curso técnico em alimentos do SENAI, Talyta Alencar, de 16 anos, e Letícia Lira, de 15, o SENAI proporciona novos conhecimentos e habilidades profissionais aos jovens que querem ingressar no mercado de trabalho. “Os cursos técnicos do SENAI são de suma importância para nós que somos jovens. Com essas capacitações o SENAI nos promete um futuro empreendedor e grandioso”, disse Letícia, apoiada pela colega Talyta.

“No Mundo SENAI, o visitante pode conhecer mais de perto a inovação e a evolução constante do ensino, tal como as oportunidades presentes e futuras no mercado de trabalho em diversos segmentos”, ressaltou o presidente do Sindicato da Construção Civil do Estado do Piauí (SINDUSCON-PI), José Wellington Cardoso, acrescentando que a entidade mantém parceria com o SENAI no sentido de capacitações voltadas para o setor.

O evento também dá uma oportunidade para empresários expressarem suas demandas por capacitação, tecnologia, inovação, gestão, entre outras, e conhecerem de perto as soluções que o SENAI e parceiros disponibilizam para a indústria.É uma forma de incentivar a educação profissional e o interesse pelas carreiras industriais para que a sociedade possa crescer no mercado de trabalho. O Mundo SENAI realizado na cidade de Parnaíba atraiu mais de 1.000 visitantes, incluindo alunos da própria entidade e do SESI.



Jânio Holanda – ASCOM/FIEPI


Dê sua opinião: