5000onon

Como ultrapassar um desgosto amoroso, de acordo com os especialistas

Como ultrapassar um desgosto amoroso, de acordo com os especialistas 
 Foto: iStock

Segundo uma pesquisa científica publicada no periódico Positive Psychology, um individuo demora em média 11 semanas a recuperar do fim de um relacionamento. Já um outro estudo, apurou que são necessários pelo menos 18 meses para sarar após o término de um casamento.

Porém, existem métodos e práticas que podem ajudar a que supere um desgosto amoroso da melhor forma possível.

A psicóloga e terapeuta de casais Ammada Major, lista os quatro passos que deve ter em mente.

Reserve tempo para recuperar da perda

Para muitos ‘acabar’ com alguém pode assemelhar-se a fazer o luto, como se a outra pessoa tivesse de facto morrido. Tal acontece devido à proximidade e altos níveis de intimidade estabelecidos que são cortados de um momento para o outro.

Pode até parecer-lhe uma boa ideia manter-se extremamente ocupado e rodeado por outras pessoas, porém deve também tirar algum tempo para si, para refletir na relação que não funcionou, e para analisar o seu comportamento e o do seu antigo companheiro.

Volte a conectar-se consigo próprio 

Em muitos relacionamentos o foco principal é o ‘nós’, em vez do ‘eu’. O final de uma relação oferece a oportunidade única de fazer algo por si e de se redescobrir.

Pratique novos hobbies ou reúna-se com velhos amigos. Sobretudo, faça coisas que o façam sentir bem, desde ver a sua família, descobrir um novo talento, ou ir de férias.

Não tenha receio de pedir ajuda

Na maioria das vezes a decisão de acabar um relacionamento não é mútua, e como tal um dos lados sofre mais com a situação, o que pode suscitar o aparecimento de estados depressivos, de ansiedade, tristeza extrema e sentimentos de inadequação e de não se ser suficientemente bom. Fale com amigos, família ou procure um terapeuta.

É verdade, o tempo cura

Parece um cliché, mas é a realidade. À medida que o tempo passa os sentimentos de mágoa e de traição vão desvanecendo. As memórias do antigo parceiro ou daquela relação não serão tão dolorosas. Seja paciente, e não se auto pressione – leve o tempo que precisar.



Fonte: Liliana Lopes Monteiro
Notícias ao Minuto 

Dê sua opinião: