5000onon

Vice governadora assina Ordem de Serviço para construção de Centro Cultural em Picos



A cidade de Picos vai ganhar um teatro, através de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Cultura (Secult) e a Universidade Federal do Piauí (UFPI). A assinatura da Ordem de Serviço foi realizada na noite desta sexta - feira (6), no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos. A vice - governadora, Margarete Coelho esteve na cidade para a assinatura.

A UFPI cedeu um terreno na cidade para a construção do Centro Cultural.  O Acordo de Cooperação para cessão do Terreno foi realizado em Teresina, na última quinta-feira (5), entre o reitor da universidade, José Arimatéia Dantas Lopes e o então secretário de Estado da Cultura e deputado estadual, Fábio Novo. O acordo, consiste numa cooperação técnica e interinstitucional, mediante a associação de esforços e recursos para a execução do projeto. O ato foi a última ação do deputado como gestor do órgão.

De acordo com o deputado, a obra já está licitada, só esperando a assinatura da ordem de serviço para começar a construção, que contribuirá para o desenvolvimento econômico e social da região. “Durante toda a minha gestão, a Secult procurou descentralizar as ações para que os equipamentos de cultura estivessem à disposição, pelo menos nesse primeiro momento, nas cidades polos do Estado e a cidade de Picos se encaixa nessa visão. A Universidade, nossa parceira, se mostrou muito disposta para a construção do espaço e a inauguração do Teatro em Picos. É uma grande aquisição para a cidade, que é berço de grandes artistas”,disse o deputado.

O patrimônio de cultura que será entregue pela secult tem valor estipulado em quase R$ 1,5 milhão, já licitada e contará com mais de 300 lugares, poltronas confortáveis, todo climatizado, sistemas: de som, luz e projeção; palco italiano, camarins e salas para oficinas, colocando a cidade dentro do calendário cultural do órgão.

Margarete Coelho participou da solenidade e revelou que o Estado tem procurado revitalizar os espaços e os projetos, como por exemplo o Seis e Meia que já percorreu várias cidades do Piauí. “A Secult vem fazendo esse trabalho fantástico de interiorização dos equipamentos, levando cultura para todo o estado. Recentemente, assisti os shows do projeto Seis e Meia em Corrente e em Bom Jesus e vi essa revolução, a efervescência nesse cenário. Estamos aqui lançando essa obra do Teatro de Picos e estou muito feliz em fazer parte desse momento e presenciar ao lado dos picoenses essa grande aquisição”.

Com apresentações artísticas e cênicas,  a solenidade contou ainda com a presença do prefeito da cidade, padre Walmir de Lima; da secretária de Cultura, Bid Lima; deputada estadual, Belê Medeiros, vereadores, comunidade acadêmica e artistas locais.


 Autoria: Tatiana Maria
Fonte: CCOM 


Dê sua opinião: