5000onon

Vereador aciona Ministério Público Federal contra Prefeitura de Teresina e Silvio Mendes

O vereador Dudu (PT), acionou nesta segunda-feira (09/07) o Ministério Público Federal pelos problemas que a saúde pública de Teresina vem enfrentando. A ação civil pública solicitada pelo vereador é contra a Prefeitura de Teresina e o Dr. Silvio Mendes, gestor da Fundação Municipal de Saúde.

Entre os diversos problemas enfrentados pelos profissionais, os médicos alegam falta de diálogo para discutir não só questões salariais, mas também outras pautas importantes da saúde pública, como condições básicas de trabalho e até mesmo falta de medicamentos nas unidades de saúde.

Greves sistemáticas dos servidores e a paralisação do sistema é uma realidade preocupante para a capital. Segundo o vereador, a administração de Sílvio Mendes como presidente da Fundação Municipal de Saúde, é falha e de calamidade. Esta não é a primeira vez que Dudu faz denúncias graves e procura meios que possam resolver esse impasse e acredita que com a intervenção do Ministério Público esse caos possa ser apaziguado.

“Eu, como vereador, tenho o poder constitucional de fiscalizar, questionar e coibir abusos. Temos denúncias de falta de insumos que chegam a provocar mortes e tive que tomar providências maiores para que esses impasses possam ser solucionados. É lamentável a situação. Estamos falando de saúde, de vidas. Estou ajuizando junto ao Ministério Público Federal para que possamos intermediar”, afirma Dudu.

Segundo Dudu, ele já tentou convencer Silvio Mendes de abrir um canal de diálogo para que as questões pudessem ser discutidas, mas o gestor se nega, por isso decidiu entrar com uma ação judicial para que isso possa ser resolvido.

“Eu, particularmente, já cheguei a propor para o Dr. Silvio Mendes a abertura do diálogo, mas infelizmente ele disse que não tem mais o que dialogar e isso é inaceitável. Estamos vivendo um momento dramático na saúde, com paralisações de médicos e servidores. Espero que o MPF, como guardião da lei, possa agir o quanto antes e intermediar esse impasse. Estou fazendo o que posso para apaziguar esta situação e cumprindo meu dever como vereador de ser o porta voz da população”, diz Dudu.  



Fonte: Redação 

Dê sua opinião: