Rafael Fonteles prevê gastos do Piauí dentro do limite em 2018, mas assegura investimentos

O secretário de Fazenda Rafael Fonteles está bem otimista com relação ao desempenho do Piauí em 2018. Segundo ele, o Estado continuará dentro do limite prudencial de gasto com pessoal estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, pelo menos até o primeiro quadrimestre do próximo ano. O gestor explicou ainda que os investimentos serão garantidos devido as operações de créditos já realizadas.

“O ano de 2018 a gente não espera que seja tão ruim como 2017 porque, primeiro, nós tomamos várias medidas, algumas até impopulares, como o aumento de ICMS, para que não continuemos nessa ladainha de se vai pagar a folha ou não vai”, disse Rafael, em entrevista concedida na tarde desta terça-feira (05) a um canal de TV local.  

“Os investimentos a gente vai garantir com as operações de créditos. Estamos falando em R$ 900 milhões, que podem garantir a conclusão de todas essas obras em andamento e mais algumas autorizadas pelo governador, mas ainda não iniciadas pela não garantia dos recursos”, acrescentou ele.

Secretário Rafael Fonteles (Foto: Portal AZ)
  Secretário Rafael Fonteles (Foto: Portal AZ)  

Pagamento do 13° garantido

Com relação ao 13° salário dos servidores públicos estaduais Rafael afirma que o pagamento só será possível graças a um empenho do governo, que conseguiu através da adoção de medidas como o Programa de Refinanciamento de Dívidas (Refis) – a ser concluído na próxima quinta-feira (7), uma boa arrecadação para os cofres do Estado. Com o Refis o secretário espera levantar entre 50 milhões e R$ 100 milhões.

“Esse ano foi mais difícil e mais desafiador, mas com medidas como essas ligadas à arrecadação própria do Estado nós vamos conseguir honrar a folha de pagamento dos servidores. Do dia 15 a 20 pagaremos o 13° salário dos servidores públicos estaduais”, garantiu Fonteles.



Fonte: Portal Az 

Dê sua opinião: