5000onon

Projeto piauiense selecionado para mostra nacional do INOVA SENAI

   

O projeto Hydro, desenvolvido por alunos do SENAI Piauí foi um dos selecionados na categoria produto inovador e representará o regional piauiense na mostra presencial, durante a Olimpíada do Conhecimento que ocorrerá entre os dias 3 e 8 de julho, em Brasília (DF).

O projeto é dos alunos do Curso Técnico em Informática para Internet (EBEP) do CFP José de Moraes Correia e SESI – Escola Integrada Deputado Moraes Souza, da cidade de Parnaíba. A equipe que desenvolveu o projeto é composta por Ediane Mourão, Zabelle Cabral Santos e Davi Lima, sob a orientação do docente Júlio César de Sousa Filho.

A relação dos projetos selecionados foi divulgada no último dia 6 de abril pela coordenação Geral do INOVA SENAI para a Etapa Nacional de 2018. Ao todo foram 309 projetos inscritos, e avaliados por uma Comissão constituída por especialistas técnicos, empresários, investidores e representantes de entidades parceiras. Desse total, apenas 50 projetos participarão das mostras (presencial e virtual). 

Hydro, é um sistema de monitoramento e controle de água; possui um equipamento e uma plataforma online onde o usuário tem acesso a informações de consumo de água, relatórios de gastos e que permite, até mesmo, realizar interrupções por meio do aplicativo ou navegador web.

O projeto tem o objetivo de facilitar o controle do consumo de água e de auxiliar o usuário consumidor, proporcionando-lhe o acesso aos seus dados de consumo, visando assim maior economia e conscientização do mesmo na forma de utilização da água. 

“A próxima etapa corresponde ao período de desenvolvimento e melhoria dos projetos a partir do dia 7 de abril até 30 de junho. Nesse intervalo, nossos alunos participarão de uma capacitação em Empreendedorismo e Inovação, e receberão uma mentoria individual de até 6 horas, realizada por consultores especialistas em inovação”, explica a Interlocutora do INOVA SENAI, Mônica Lira.

Segundo ela, essas atividades promovidas pelo Departamento Nacional fazem parte da preparação das equipes para a mostra presencial, momento em que ocorrerá a apresentação e avaliação presencial dos alunos. 

Os projetos serão avaliados e premiados de acordo com o ranking em primeiro, segundo e terceiro lugares de cada uma das categorias. Todos os projetos concorrerão, também, ao voto popular: categoria simbólica cujo vencedor será definido por votação realizada pelos visitantes da exposição.




Jânio Holanda – ASCOM/FIEPI



Dê sua opinião: