Sobe para 36 número recapturados após fuga em massa; Prefeitura suspende aulas

O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi) informou que uma nova fuga ocorreu na Penitenciária Regional Luiz Gonzaga Rebelo, em Esperantina, neste domingo (9). A informação foi confirmada por Jefferson Dias, diretor de assuntos sindicais do Sinpoljuspi.

"Foi confirmada a fuga de mais dez detentos, por volta das 22 horas deste domingo. Eles cerraram as grades com gilete, fizeram um buraco na parede, que já estão bastante danificadas e conseguiram fugir da unidade. Então, ao todo já são 85 presos que fugiram. Mesmo com a transferência de parte dos presos, a unidade continua desprotegida, não foi mandado reforço, tanto que essa nova fuga ocorreu. A situação lá é caótica, e é preciso remover mais presos daquele estabelecimento, porque senão novas fugas irão ocorrer", afirma Jefferson Dias.

Segundo a PM-PI, subiu para 36 o número de presos da Penitenciária de Esperantina que foram recapturados, dentre os 75 que fugiram na sexta-feira. As informaçõessão do major Erisvaldo Viana, comandante do 12º BPM, de Piripiri. 

Dos primeiros fugitivos, portanto, faltam ser recapturados 39. Com a nova fuga, sobre para 49 o número total de foragidos.

As prisões têmacontecido na região das cidades de Esperantina e Batalha, após a fuga em massade cerca de 75 presos da penitenciária durante a rebelião do último sábado (7).


O major Erisvaldo explica que os presos estão tentando  se esconder em casas de parentes e conhecidos,e também na mata. “Quem é da região, tenta se esconder nas casas dosconhecidos. Quem não é está no meio do mato. Quem está acuado não é a população.São eles, que estão escondidos em beira de rio, em matagais”, afirma o major Erisvaldo.

Apesar da afirmação do major, diversos moradores da cidade de Esperantina têm relatado momentos de terror desde que os 75 presos fugiram da unidade penal. No domingo, surgiram relatos até de disparos de arma de fogo feitos por policiais em vias públicas durante perseguição a fugitivos.

Para garantir a integridade física dos funcionários e alunos, a Prefeitura suspendeu as aulas nas escolas da rede municipal de ensino nesta segunda-feira (9).


Cinco guarnições, com cerca de 23 policiais, estão dandoapoio na captura dos fugitivos. O major garante que apopulação das cidades está tranquila, e que mais detentos serão presosnovamente. “Estou saindo agora para São João do Arraial, pegar mais dois”,disse. 


Dos 75 fugitivos da Penitenciária de Esperantina, 39 detentos continuam soltos. Segundo a PM-PI, os números de recapturados pode aumentar durante as próximas horas.  



Fonte: Portal O Dia 

Dê sua opinião: