Firmino antecipa volta da Espanha para barrar eleição da Câmara

Depois de tomar conhecimento da antecipação da eleição da Câmara Municipal, permitida pelo regimento interno da casa, o prefeito Firmino Filho antecipou a sua volta de Barcelo, na Espanha, e disparou telefonemas para vereadores de sua base com o objetivo de esvaziar o quorum do plenário que autoriza a abertura da sessão. O vereador Joninha ( PSDB ) confidenciou a um amigo pessoal que recebeu telefonema de Firmino pedindo que não compareça à sessão.

Resultado de imagem para firmino filho

Firmino Filho       (foto: Reprodução)


Ficou de fora

Firmino Filho, relatam amigos próximos, ficou de fora de todo o processo que tornou regimental a antecipação para esta quinta-feira da eleição da Câmara já para o biênio 2019/2020.

Como começou

O primeiro passo para a situação chegar a este ponto foi dado há poucos meses, quando os vereadores aprovaram a releição do presidente da casa o que o regimento proibia.

Segundo passo

Transcorridos alguns meses da aprovação da reeleição, o segundo passo foi dado: o vereador Edilberto Borges, o Dudu do PT, apresentou um requerimento, iniciativa prevista no regimento, antecipando a eleição para um novo mandato da mesa a começar em janeiro de 2019.

Aprovação

O requerimento foi aprovado com ampla maioria. Só três vereadores presentes votaram contra: Edson Melo, histórico aliado de Firmino Filho, Graça Amorim, líder do prefeito, e R.Silva, que assumiu o mandato graças a convocação pelo prefeito de um titular para o secretariado.

Assunto da politica

A eleição da Câmara, apesar do feriado, se transformou no assunto do meio politico desta quarta-feira. Deputados estaduais que estão no litoral e no interior do estado dispararam telefonemas para jornalistas considerados bem informados para saber como "andam as coisas na Câmara".

Quem tem voto

A essas alturas é difícil dizer se o prefeito Firmino Filho tem força a partir da Espanha para barrar a eleição evitando o quorum regimental ou se o atual presidente, Jeová Alencar, consegue realizar o pleito.

Incomunicáveis

Durante toda a tarde de hoje vereadores que estariam dispostos a apoiar Jeová Alencar estavam incomunicáveis.

Local secreto

Os partidários de Jeová Alencar estavam reunidos nos arredores da cidade num local que não foi revelado e decidiam se iriam para o embate ou adiavam a sessão.

Dê sua opinião: