5000onon

O que acontece com seu corpo quando você deixa de ter relações sexuais

 

Voluntária ou involuntariamente, quando você deixa de ter relações sexuais, o seu corpo envia certos sinais. Você saberia detectá-los?

Não há dúvidas de que o sexo é uma parte fundamental em qualquer relacionamento, e uma peça muito importante na vida das pessoas em geral, não apenas por causa do prazer e dos mais diferentes benefícios que ele pode oferecer, mas também (e principalmente) porque é um instinto presente em todas as pessoas.

Mas o que acontece durante os períodos de “seca”? A abstinência sexual tem efeitos negativos no corpo das pessoas? Aparentemente sim, e quem diz isso é a ciência.

O que acontece com o corpo quando as pessoas deixam de ter relações sexuais?

É claro que cada pessoa é diferente, e nem todas são afetadas igualmente pela falta de atividade sexual. Na verdade, uma pessoa que decide não ter relações sexuais pode ser perfeitamente saudável.

Mas, no geral, foram observadas as seguintes consequências em relação a abstinência sexual:

1. Aumenta a ansiedade

Queira ou não, a falta de sexo se tornou um preconceito sexual, e é isso o que precisamente pode gerar estresse ou ansiedade em uma pessoa que fica um tempo sem, mas desejaria fazer sexo.

De acordo com a codiretora do Instituto de Sexologia de Barcelona e feminista Francisca Molero, “o preconceito é maior porque você é consciente desta ausência e a afetação psicológica acaba se traduzindo em processos fisiológicos e orgânicos”.

Além do mais, quando as pessoas têm relações sexuais, o corpo libera hormônios sexuais como a dopamina ou a serotonina, dois neurotransmissores que proporcionam uma sensação de bem-estar ou felicidade.

“Se estamos mal, os níveis de ambas substâncias diminuem, por isso que deveríamos recorrer a um mecanismo natural, como o sexo, para tentar desbloquear essa situação”, disse Francisca.

Ela completa: “Mas não o fazemos espontaneamente por causa do condicionamento social, moral e cultural que nos dizem que isso não está certo”.

2. Aumenta o risco de sofrer de disfunção erétil

Foi o que revelou a revista científica American Journal of Medicine em um dos seus artigos: a atividade sexual regular permite conservar a potência sexual, portanto, quanto menos sexo praticar, mais provável será que os homens sofram de disfunção erétil.

3. Um sistema imunológico menos forte

As relações sexuais afetam a imunidade. Quando as pessoas transam com seus parceiros ou com pessoas diferentes, o corpo entra em contato com antígenos de outras pessoas, o que favorece a imunidade. Sendo assim: quanto menos sexo, menos estimulação para o seu sistema imunológico.

4. Menos inteligência

Um estudo publicado pelo Hoppocampus em 2013 concluiu que o sexo poderia ajudar a prevenir a deterioração da memória. Aparentemente, as relações sexuais melhoram a reprodução dos neurônios e a função cognitiva, além de promover o crescimento do hipocampo, uma parte do cérebro. Se as pessoas não praticam sexo, esses benefícios são perdidos.

Agora que você já sabe o que acontece com o seu corpo quando deixa de ter relações sexuais, não faltam motivos para praticar!



Fonte: Irresistível


Dê sua opinião: