5000onon

Fiéis participam da tradicional missa de Domingo de Ramos em Teresina

Fiéis católicos de todo o país participaram na manhã deste domingo (20) da tradicional celebração da missa de Domingo de Ramos. Com a realização deste ato litúrgico, é dado início ao período da Semana Santa. Em Teresina, a grande maioria das paróquias e comunidades da capital se uniram para relembrar, segundo a fé cristã, a entrada de Jesus em Jerusalém.

Fiéis durante procissão de Ramos em paróquia na zona Leste de Teresina (Foto: Dulce Furtado) 
  Fiéis durante procissão de Ramos em paróquia na zona Leste de Teresina (Foto: Dulce Furtado)  

A celebração católica, que encerra o período da "Quaresma", reúne todos os anos milhares de teresinenses, que caminham juntos pelas ruas da capital em procissão. Com os ramos benzidos, fiéis de todas as idades participam da caminhada até suas paróquias, onde é celebrada a Missa de Ramos. Neste ano, a participação dos jovens no ato religioso chama a atenção.

A celebração na Catedral Nossa Senhora das Dores, local mais procurada pelos fieis, teve início às 7h. A procissão saiu da praça localizada na Rua Santa Luzia com Arlindo Nogueira, Centro de Teresina. A missa na catedral foi presidida pelo arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito.  

Nas paróquias da zona Leste de Teresina, a programação do Domingo de Ramos segue ainda por todo o dia. Às 17h será celebrada a bênção e procissão de ramos e a Santa Missa no Lar da Misericórdia, na Avenida Dom Severino. Já às 19h será celebrada a última missa no dia, com entrada solene, na Igreja Matriz de Fátima.

A programação segue por toda a semana.  

Veja abaixo os horários da paróquia de Nossa Senhora de Fátima:

Programação da Semana Santa

A programação vai abranger atividades litúrgicas associadas à expressão de fé e devoção da população teresinense. De acordo com o padre José de Pinho, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Amparo, um dos responsáveis pela programação da forania centro que inclui as Paróquias Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Amparo e Igreja São Benedito, “a nossa salvação não vem e não virá de uma festa e sim do sofrimento e da morte de Jesus Cristo. Por isto, temos que olhar para Ele e ter mais atenção aos seus ensinamentos, principalmente durante a Semana Santa”, aconselha.

De acordo com o diácono Isaias Pereira da Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Forania Leste) é muito importante entrarmos na Semana Santa com o coração purificado, pois assim a Páscoa é vida nova em Cristo.

“A Quaresma é um tempo que a Igreja reserva para que o católico faça uma revisão de vida e reveja suas ações. É também uma preparação para vivenciarmos de maneira mais plena a Páscoa do Senhor”, orienta.

Reforçando ainda que no Domingo de Páscoa, dia 1º de abril, acontece a procissão: Teresina Ressuscita Com Cristo, momento celebrado com todos os cristãos da nossa Igreja.  



Fonte: Portal Az 


Dê sua opinião: