5000onon

MOBILIDADE URBANA – PLANO DE TRANSPORTE

MOBILIDADE URBANA – PLANO DE TRANSPORTE

Foi apresentado em audiência pública realizada na Câmara Municipal de Timon na manhã desta quinta-feira (30) o Plano de Transporte a ser realizado na cidade de Timon com circulação também em Teresina. Dentre os presentes estiveram os vereadores Henrique Junior, Felipe Andrade, Uilma Resende, Helder Guimarães, Ramon Junior, entre outros. A sessão foi presidida pelo vereador Juarez Morais, presidente da comissão de Transportes. Também esteve presente na sessão o diretor do CIMU, Jefferson Veras, o diretor do DMTrans, Jeremias Sampaio, o representante da CERTARE Engenharia, empresa responsável pelo plano de transportes, Diego França, além dos representantes das duas empresas que fazem o transporte público de Timon, Dois irmãos e Timon City.

O diretor do CIMU, Jefferson Veras, explicou que o Plano de Transporte é o documento que servirá como diretriz para edição dos editais de licitação, tanto do sistema de transporte urbano, que será licitado, quanto semiurbano, que faz o trajeto Timon – Teresina. Os documentos relevantes ao Plano de Transporte estarão disponíveis no site da Prefeitura de Timon.

O próximo passo será colher as contribuições (Proposta de mudança, alterações, contribuição com a construção do Plano de Transporte), tanto dos usuários quanto dos empresários. Após colher as contribuições, serão feitas as alterações que sejam pertinentes e somente depois dessa etapa é que será finalizado o Plano de Transporte. Só então será feito a minuta dos editais de licitação. Feito a minuta existe uma expectativa de que em Janeiro de 2018 seja apresentado as minutas, logo após será levado ao TCU para conhecimento da ANTT e da comissão de outorgas do Ministério dos Transportes, onde será feito a sanar dessas minutas de editais de licitação, validação e retorno ao CIMU. Assim que houver o retorno será deflagrado a licitação.

Feito todo esse processo, a população terá acesso a uma oferta de serviço de transporte que será mais universal, uma melhoria do serviço já utilizado, existindo ainda a possibilidade de ter uma baixa na tarifa para aqueles que realizam pequenos deslocamentos. O objetivo é estabelecer um valor mais justo e acessível aos usuários, diferenciando o preço para aqueles que fazem uma viagem mais curta do que os de trajeto mais longo. Um sistema melhor organizado e com linhas que melhor atendem a população.

A expectativa é que a licitação seja concluída no segundo semestre do ano de 2018.

Dê sua opinião: