5000onon

Protestos podem conter reajustes nos combustíveis

Enquanto sobra gente para fazer protestos contra a prisão de Lula, não se vê nenhuma liderança, de esquerda ou de direita, preocupada com os aumentos constantes dos combustíveis. Apenas os caminhoneiros estão fazendo protestos contra os altos preços do diesel, o que já provocou uma reunião do presidente Temer com seus ministros, para debater o assunto.

A reunião do presidente aconteceu na tarde de ontem (21), enquanto a Petrobras anunciava que o preço do diesel nas refinarias vai aumentar 0.97%, a partir desta terça-feira (22). Chega a ser provocante que na semana passada tivesse ocorrido cinco reajustes diários seguidos. Espera-se que o presidente e seus ministros tenham moral perante a Petrobras.

De acordo com o IBGE), foram registrados atos em pelo menos 18 estados: Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Há bloqueios totais e parciais. Em alguns pontos, os caminhoneiros estão parados nos acostamentos. Em outros, eles queimam pneus para evitar a passagem de veículos por um período e, depois, a via é liberada.

Até o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, está preocupado com os reajustes dos combustíveis. Ele informou, no domingo, em sua conta oficial no Twitter, que vai convocar uma Comissão Geral no próximo dia 30, para debater e mediar saídas que atendam aos apelos da população sobre a alta dos combustíveis no país. Segundo Maia, "o preço, no nível em que se encontra, começa a impactar negativamente o dia a dia dos brasileiros".

Homenagens

Na sessão Plenária de ontem (21), o deputado Wilson Brandão homenageou o escritor Herculano Moraes e o ex-vereador Antônio Doca, falecidos este mês. Sobre os dois falecidos disse o presidente da Assembleia, deputado Themístocles Filho: “Participei do velório do escritor Herculano Moraes e com certeza ele era homem nobre e que orgulhou o nosso Estado”.  Já Antônio Ferreira da Silva, conhecido como Antônio Doca, faleceu no último dia 05. Ele foi vereador do município de Valença, por dois mandatos e líder político de Lagoa do Sítio. “Um homem simples, mas de caráter nobre, disse Wilson Brandão.

Empréstimo

Usando o horário dos pequenos avisos, o deputado Fábio Novo destacou o que considerou “bem sucedida”, a visita que a comissão de deputados fez à Brasília na quinta-feira passada, visando a liberação do empréstimo que a Caixa Econômica Federal fez ao governo do Piauí. Ele disse que a comissão de deputados estaduais foi reforçada por deputados federais e pelo senador Ciro Nogueira. Fábio disse também que os parlamentares piauienses foram bem recebidos pelo presidente nacional da Caixa, Nelson Sousa, que explicou em que pé se encontram os processos nos Tribunais de Contas do Estado e da União. A decisão dos dois tribunais será encaminhada ao ministro Edson Fachin, do STF, a quem caberá a decisão final. Obs: e se a decisão for contrária?

Aumento para médicos

O deputado Marden Menezes (PSDB) defendeu da tribuna indicativo de projeto de lei de sua autoria, propondo reajuste para médicos concursados que vão para o interior e acabam voltando para a capital, causando sérios problemas para os pacientes, os quais são obrigados a vender o que possuem para pagar transportes em busca de atendimento na capital. Segundo o deputado, o Tribunal de Justiça já adotou essa mesma providência como estímulo aos juízes do interior. No caso dos médicos, o Sindicato da categoria ajudou na elaboração do indicativo de lei – disse Marden Meneses.

Robert em campanha

Usando o tempo de dois minutos, o deputado Robert Rios (DEM) relatou visita ao interior do Estado, onde participou, na cidade de Parnaíba, de reunião em prol da candidatura do deputado Luciano Nunes ao governo, em que havia quatro ex-governadores presentes. No município de Elesbão Veloso ele disse ter tomado conhecimento da situação caótica na segurança, depois que a delegacia pegou fogo, há um ano atrás, sem que o governo tenha tomado qualquer providência, mesmo sabendo que o custo da reforma no prédio seria de apenas R$ 8 mil reais.

Flora fala de caravana

A deputada Flora Izabel (PT) afirmou, usando o tempo de dois minutos, que esteve em visita a alguns municípios do Estado, participando da caravana Lula Livre, e disse que é uma injustiça o que está acontecendo com o melhor presidente que o Brasil já teve, Luís Inácio Lula da Silva. Ela fez questão de ressaltar que Lula foi um presidente voltado para as classes populares e que fez um governo para os pobres.

Tínhamos uma economia organizada e hoje presenciamos um governo onde a população volta a usar lenha, porque hoje um botijão de gás está em trono de cem reais.

Cidadania

A Assembleia Legislativa realizou sessão solene especial na manhã de hoje (21) para a entrega do Título de Cidadão Piauiense ao arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, que é natural de Babacal, no Maranhão. O deputado Luciano Nunes foi o autor da homenagem. A sessão foi bastante concorrida, com as galerias lotadas e a mesa formada por membros ilustres da Igreja piauiense, como o ex-arcebispo de Teresina, Dom Miguel Fenelon Câmara e padre Tony Batista. A vereadora Cida Santiago representou a Câmara Municipal. Também foram registrada as presenças dos vereadores Pedro Fernandes, Teresa Brito, Valdemir Virgínio e Luis Lobão.

O Piauí na mídia

O deputado Gustavo Neiva (PSB) lamentou da tribuna que ultimamente o Estado do Piauí esteja ocupando as páginas da imprensa nacional, segundo ele pelo descaso em relação à estrada de São Lourenço a Dom Inocêncio, onde foram mostrados doentes tendo que subir escadas, para transpor uma ponte inacabada. Ele lembrou que no caso da ponte inacabada, a obra estava inserida na planilha no empréstimo dos R$ 307 milhões e que o Governo não gastou o dinheiro com essa estrada. Ele se reportou também a uma outra matéria em âmbito nacional, onde mostrou a estrada Transcerrado, estrada que também se encontra abandonada pelo governo do Estado.

O humor de cada dia

Na catequese, dizia o padre aos meninos que o ouviam com muita atenção:

- O nosso primeiro pai foi o Adão e a nossa primeira mãe foi Eva.

Nisto, uma das crianças levanta-se e interrompe o padre:

- Não é verdade!

Pergunta o padre um tanto aborrecido:

- Como não e verdade?

E o rapazinho continua:

- O meu pai diz que nós descendemos do macaco!

Meio ofendido, responde o padre:

- Olha, meu filho, de onde a tua família vem não me interessa…

Dê sua opinião: