5000onon

Prisões, protestos e falta de combustíveis nos postos

O Piauí voltou a ser notícia no portal G1,que divulgou, nesta quarta-feira, a prisão de dezesseis pessoas suspeitas de adulteração de combustíveis. O fato acontece exatamente no momento em que há protestos em todo o país contra o aumento na gasolina e no óleo diesel. Segundo a Polícia Rodoviária Federal do Piauí e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Piauí, foram expedidos 23 mandados de prisão e 25 de busca e apreensão.

Enquanto o Piauí é notícia nacional, no Rio de Janeiro os caminhoneiros chegaram a bloquear quatro faixas da Avenida Brasil, no trecho entre Jardim América e Parada de Lucas, em direção ao Centro do Rio, interrompendo totalmente o trânsito. Às 7h, os manifestantes ocupavam apenas uma faixa, mas o congestionamento na via era grande.

Este é o terceiro dia de protestos dos caminhoneiros nas estradas do Estado do Rio.

Os protestos de caminhoneiros ameaçam o abastecimento de combustíveis nos postos, aeroportos “Os postos têm capacidade de armazenamento em média de três dias e já tem revendedor com os estoques no final. A partir de hoje, provavelmente a situação se agrava”, afirmou o presidente da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis), Paulo Miranda Soares.

O protesto dos caminhoneiros ocorreu em mais de 20 Estados do país na terça-feira e continua nesta quarta-feira (23), conforme a associação que organiza o movimento dos caminhoneiros autônomos do país, a Abcam.

Revista

Está circulando a 31a edição da revista Em Foco, de Francisco Moura. É a primeira do ano e trás em destaque entrevista com o professor e cirurgião dentista Antônio de Oliveira Lopes. Com 111 páginas, todas coloridas, a revista publica os acontecimentos sociais mais importantes da capital, com farta ilustração. Francisco Moura adquiriu confiança e apoio da elite social, mantendo uma publicação de qualidade, no exato momento em que os veículos impressos estão em queda, ante o avanço das redes sociais.

Parente ameaça renunciar

O presidente da Petrobrás, Pedro Parente, teria ameaçado renunciar, se o governo interferisse na política de preços da companhia, em constante elevação, cedendo à pressão dos caminhoneiros em greve nacional. A informação foi repassada ao portal brasil247, pelo presidente da AMEC (Associação de Investidores no Mercado de Capitais), Mauro Cunha, segundo o próprio portal. Na verdade, existem órgãos no Brasil em que seus titulares se sentem mais importantes que o presidente da República

O bom humor Noticiou, no facebook, a “implacável” Carla Ramos: as pessoas que forem dirigir sob efeito de bebida precisam ter o máximo de cuidado, pois ao caírem numa blitz terão que explicar onde conseguiram dinheiro para comprar a cerveja e abastecer o carro. O brasileiro consegue conciliar as agruras da vida com o bom humor, exceto os dirigentes públicos, que não sofrem agruras e não sabem o que significa o bom humor.

De quem é a culpa?

Escreveu no facebook o jornalista Cláudio Barros: “No final do ano passado, o governo do Piauí obteve da cordata Assembleia Legislativa um aumento da alíquota do ICMS sobre combustíveis. Passou-se a cobrar 29% sobre todos os combustíveis, exceto o diesel. Desde janeiro, de cada um real pago por gasolina e etanol no Piaui, 39 centavos vão para as burras do Estado. Mas sempre existem vilões internacionais como o dólar e a variação do preço do petróleo para culpar pela alta dos combustíveis”.

Abraço

Do deputado Luciano Nunes, no facebook: “O abraço é muitas vezes a atitude de apoio que precisamos para seguir em frente. O abraço é mais do que um gesto, é entrelaçar nossos braços em outra pessoa e unir os corações em uma mesma batida. É sentir o conforto de saber que temos com quem contar. Um forte abraço em todos os Piauiense”! É bom não esquecer que existe o abraço de tamanduá, aquele que abre os braços para o cachorro e crava nele suas poderosas unhas. 

Motociclistas

O deputado Robert Rios fez um apelo ao governador Wellington Dias, na sessão de hoje (23) da Assembleia, para que não leve a leilão a grande quantidade de motocicletas de pessoas pobres em todo Estado, as quais se encontram amontoadas. Ele disse que essas motos são hoje os “cavalos de ferro” dos agricultores pobres, os quais atrasam os emplacamentos por falta de condições financeiras. Ele considera as campanhas de trânsito uma espécie de indústria da multa.

Feira agroecológica 

Usando o tempo destinado aos pequenos avisos na sessão plenária desta quarta-feira (23), o líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Francisco Limma Lula (PT), registrou a realização da Feira Agroecológica “Sementes de Cultura”, que acontece há um ano no pátio da Universidade Federal do Piauí. Ao longo desse período, já foram realizadas 29 edições do evento. “Essa é uma importante feira, que permite a troca de saber e experiências que certamente melhoram a nossa agricultura familiar e por isso precisamos comemorar esse ano de existência”, disse Francisco Limma.

O humor de cada dia

Numa reunião pelo Dia das Mães, mulheres de um condomínio comentavam a educação de um morador com a esposa, por ele ter sempre o cuidado de abrir a porta do carro pra ela, quando os dois chegam da rua. Foi quando a própria mulher do elogiado esclareceu o assunto:

- Ele não tem nada de educado. O problema é que a porta do meu lado só abre por fora.

Dê sua opinião: