5000onon

Mobilidade urbana fictícia em Teresina

Em Teresina só existe mobilidade urbana para motociclistas. Eles invadem semáforos, sobem em calçadas e canteiros, trafegam pelas vias exclusivas dos ônibus, sem que aconteça nada. Para quem dirige automóvel a preocupação maior é na hora de sair para a direita ou para a esquerda, pois tem sempre um motociclista passando despercebido.

As novas regras do trânsito em Teresina, com a integração das linhas de ônibus, trouxeram mais lentidão ao trânsito do que a tão badalada “fluidez”. As autoridades da Strans trocaram um retorno por dois em cada cruzamento. Um exemplo: quem trafegava pela Avenida Gil Martins e dobrava à esquerda para pegar a Barão de Gugueia, agora tem que passar direto, dobrar duas vezes à direita, fazendo um quadrado para pegar a mesma Barão, demorando duas vezes em um mesmo semáforo.

Como poderia ter aumentado a mobilidade, se as principais avenidas foram divididas em duas, com uma pista exclusiva para ônibus? Tais avenidas já eram estreitas e agora não conseguem escoar os veículos. São carros pequenos disputando espaço com motocicletas e caminhões, de forma desesperada. Ficar observando o trânsito numa esquina em horário de pico chega a ser divertido ao contrário.

Renovação

Não será por falta de opção que o eleitor deixará de renovar a bancada piauiense na Câmara Federal. O número de candidatos jovens, de boa aparência e elevada escolaridade é elevado. Mas os atuais portadores de mandato seguem otimistas em suas campanhas, acreditando naquilo já consideram clientela. A busca por uma cadeia no Senado não é menor entre os que pregam renovação.

Folha do Judiciário

Publicou o portal brasil247:? “Enquanto o país amarga uma as piores crises econômicas da sua história, com desemprego, estagnação e corrosão de salários, o gasto de todo o Poder Judiciário com folha de pagamento cresceu 11% (ou R$ 8,1 bilhões) de 2014, ano do início do golpe - com a recusa do candidato derrotado a presidente em aceitar o resultado das eleições - e que marca o início da crise econômica; no mesmo período, a economia do país retraiu 5,6%”.

Estação protege passageiros

Pela primeira vez após a implantação do projeto de integração das linhas de ônibus ficou provada a utilidade das luxuosas estações de passageiros. Um caminhão bateu em uma delas, arrastando todo o teto, mas nenhum passageiro sofreu sequer um arranhão. A vantagem também foi para o motorista do caminhão, que ao invés de ser punido por homicídio apenas terá que pagar o prejuízo causado à moderna estação, que fica em frente à nova Ceasa.

Idoso abusava bisnetas

O portal 180graus mostrou de frente um idoso de 82 anos acusado de abuso sexual contra duas bisnetas, uma de doze anos e a outra de apenas oito. Ele se chama João Batista Carneiro. O fato aconteceu na localidade Frecheiras, zona rural de Cocal, no norte do Estado. O curioso nesse fato é que os abusos já ocorriam há três anos, sem que a família percebesse, uma vez que as vítimas era ameaçadas para não revelarem o abuso.

Ficha limpa nos bancos

Os candidatos Fernando Haddad e Ciro Gomes têm motivo suficiente para apoiar um ao outro, se forem para o segundo turno. É que cada um promete limpar os nomes daqueles que estão no SPC. Mas essa idéia não é bem vista por aqueles que estão com seus nomes limpos junto aos bancos. No Piauí os candidatos a governador deviam prometer tirar do

Serasa os servidores que fizeram empréstimos consignados, tiveram os devidos descontos em seus contracheques mas o governo não fez o repasse. O próprio governador Wellington Dias poderia fazer essa promessa e ganhar mais uns votinhos.

Pesquisa por telefone

O portal brasil247 analisa recente pesquisa patrocinada pela corretora XP como irreal, por ter sido feita por telefone e por isso não colheu a opinião dos mais pobres. Segue o texto completo: “Pesquisa eleitoral patrocinada pela corretora XP, vinculada ao Banco Itaú, conhecida como a pesquisa 'do mercado" registra forte crescimento de Haddad, que já assume o segundo lugar, com 16%, atrás de Bolsonaro, que tem 23%, no questionário em que os eleitores são informados do apoio de Lula ao candidato do partido; a pesquisa  é realizada por telefone e tem registrado um desvio para baixo nas intenções de votos do PT, porque os 10% mais pobres do país não são alcançados pelo levantamento”.

O humor de cada dia

O cara estava parado no semáforo, grudado no celular, quando é abordado pelo guarda de trânsito. Ao baixar o vidro para ouvir as explicações do agente público, percebeu que um assaltante lhe apontava uma arma. O que fez o guarda? Disse simplesmente que o condutor devia atender primeiro o assaltante e ainda lavrou a multa. Moral da estória: o dono do automóvel seguiu convencido de que, naquele início de noite, sofrera dois assaltos.

Dê sua opinião: