5000onon

Ministros surpreendem em votação virtual

A votação em plenário virtual, desfavorável ao ex-presidente Lula, não teve nenhuma repercussão na Assembleia Legislativa, onde a base do governo preferiu se ocupar exclusivamente da questão do empréstimo junto à Caixa Econômica Federal, crente de que a segunda parcela será liberada a qualquer momento.

Enquanto os ministros votavam, um grupo de 20 deputados visitava o Tribunal de Contas do Estado, em busca de informações sobre a decisão do conselheiro Kennedy Barros, que acabou sendo vista como a salvação do governo. O discurso mais otimista foi do deputado Dr. Hélio, que recebeu apartes otimistas dos petistas Francisco Limma Lula e Fábio Novo.

O único deputado de oposição a se posicionar sobre as decisões do STF em torno de Lula é Robert Rios, que não compareceu à sessão de ontem (10). Como só haverá sessão na próxima segunda-feira, é provável que a bancada do PT não se ocupe mais do assunto, a menos que a direção nacional do partido anuncie novos recursos faça declarações de impacto na mídia.

Percebe-se, portanto, que há uma tendência na militância petista para a conformação com o que está acontecendo com Lula. Os votos de Gilmar Mendes e Lewandowski, contra o ex-presidente, foram uma espécie de água fria na fogueira dos que acreditam na libertação do ex-presidente e na sua candidatura.

Mudando a casaca

Tem candidato a cargo eletivo que até bem pouco atacava o Lula e o PT, mas que agora se mostra adepto dos dois. É o desejo de pescar uns votinhos que faz o político oportunista agir dessa forma. Cabe ao PT identificar essas figuras e mostrar para o eleitorado como elas agiam no passado. A “pescaria” não deverá render muitos “peixes”, pois eleitor do Lula e do PT, com raras exceções, só vota em quem o partido indicar.

Vigília

Sob o título acima, postou o jornalista Efrém Ribeiro, no facebook: “O repórter do Jornal Meio Norte Efrém Ribeiro, eu, continua ficando 15 minutos, todos os dias, debaixo do prédio do extinto INPS, na Praça João Luiz Ferreira, no centro de Teresina, para lembrar que o prédio, do Patrimônio da União, está há três décadas abandonado e pode desabar”. Obs: O Efrém seria um homem feliz, se conseguisse viver os anos que o prédio ainda tem pela frente. Não há nada que indique o desabamento do mesmo.

Abuso da SETRANS

O deputado Rubem Martins (PSB) denunciou abuso da SETRANS (Secretaria Estadual de Transportes), pelas abordagens de seus agentes contra carros municipais que transportam pacientes para Teresina. Segundo ele, os agentes têm parado os veículos, notificado e ameaçado os motoristas. “Eu não quero acreditar que essa seja uma ação política.

Mas quero chamar a atenção dos Prefeitos do interior do Estado. Hoje, um veículo da prefeitura de Wall Ferraz que vinha trazendo pacientes foi abordado pela SETRANS, por volta das 5h30 da manhã. A fome por arrecadação desse Governo é tão grande, que o carro, mesmo todo legalizado, foi abordado, notificado o motorista ameaçado por estar trazendo pessoas para consultas”.

Vacinação

Não faz mal repetir: a vacina gratuita contra a gripe é direcionada a públicos específicos e aqueles com maior risco de reações graves. São eles:

Idosos acima de 60 anos; Gestantes;Trabalhadores de saúde; Professores da rede pública e privada; Gestantes e mulheres que realizaram parto há até 45 dias; Indígenas; Pessoas privadas de liberdade. Uma mobilização nacional para vacinar os mais vulneráveis à gripe será feita neste sábado (12). Diferente de outras imunizações, a vacina contra a gripe é sazonal. Ela não está disponível nos postos de saúde o ano inteiro e há um período específico que ela deve ser tomada.

Melhorias no metrô

Muito já se falou sobre as mudanças no sistema de transportes coletivos em Teresina, mas agora é preciso abrir espaço para o metrô: o primeiro dos três Veículos Leves Sobre Trilhos (VLTs), adquiridos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans), já está sendo deslocado para Teresina. A previsão é de que os três carros (vagões) que compõem o primeiro VLT cheguem à capital já neste fim de semana. A novidade não é muito para um sistema implantado ainda no governo Alberto Silva, mas chega em momento adequado, já que está havendo uma revolução no sistema de ônibus.

Investimentos

De forma irônica, algumas pessoas costumam dizer que só existe esgotamento sanitário em Teresina quando se esgotam todas as expectativas da população. Mas há um fato novo nessa estória: O presidente Michel Temer assinará, na próxima terça-feira (15), a liberação de um total de R$ 128,5 milhões em investimentos nas áreas de drenagem, saneamento e esgotamento sanitário para Teresina. Entre os principais projetos contemplados estão a drenagem na região do Portal da Alegria, saneamento integrado na região do programa Lagoas do Norte e ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Teresina.

Bolsonaro é ironizado

Publicou o portal bnrasil247: “O deputado federal e pré-candidato à Presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro, disse que as execuções autorizadas pelo presidente Ernesto Geisel contra opositores da ditadura militar no Brasil eram como uma punição utilizada por pais em filhos; "Quem nunca deu um tapa no bumbum do filho e depois se arrependeu? disse; declaração vem na esteira da revelação de um documento da CIA que afirma que Geisel, ao assumir o governo, deu continuidade à política de execuções praticadas por seu antecessor”

O humor de cada dia

Depois de ganhar um carro, uma loira queria vender o seu carro velho, mas tinha muitas dificuldades, porque o mostrador acusava 250 000 Km.

Após muito refletir, ela decide pedir um conselho a uma amiga. A amiga disse-lhe:

- Estás pronta para fazer algo ilegal?

- Sim! – respondeu a loira – Quero vendê-lo, custe o que custar!

E a amiga continuo:

- Então, vais se ter com o meu amigo Toni, que é mecânico. Ele vai colocar o teu contador de quilometragem em 50.000 Km.

A loira vai se ter com o Toni, e ele coloca  o contador de quilometragem em 50.000 Km. Alguns dias mais tarde, a amiga encontra a loira e pergunta-lhe:

-Então, conseguiste vender o carro?

E a loira:

- Estás doida? Agora que ele só tem 50.000 Km, eu fico com ele!

Dê sua opinião: