5000onon

Ideologias predominam em postagens nas redes sociais

As redes sociais estão a mostrar que o eleitor brasileiro se prende mais a ideologias do que a propostas de campanha. Há uma polarização em torno dos candidatos a presidente Jair Bolsonaro e Fernandio Haddad, como se nenhum dos dois tivesse propostas administrativas. Uma prova da preferência do eleitor por ideologia é o pouco interesse pela campanha estadual, que não tem nenhum candidato a governador com pregação de direita ou de esquerda.

De certa forma, o eleitor que passa o dia debatendo ideologias nas redes sociais é influenciado por veículos de comunicação nacionais que possuem ideólogos assinando colunas, colocando em discussão questões internacionais de direita e de esquerda. Esse lado da mídia trabalha mais em cima de idéias do que de fatos. Outra parte da mídia se dedica a fatos, mas quase todos eles relacionados à violência. São programas de TV que passam o dia divulgando assassinatos em assaltos e em família .

O Brasil não tem conflitos sociais que justifiquem tanta preocupação do eleitor com ideologias. Mas, infelizmente, os candidatos a presidente que não se preocupam em dizer que são de direita ou de esquerda são os menos preferidos nas pesquisas eleitorais. Ainda bem que não temos conflitos de idéias sobre religiões. Nenhum candidato se destaca por ser católico ou evangélico.

Sorriso de alívio

O Governador Wellington Dias voltou a respirar aliviado, depois que o Tesouro desbloqueou duas parcelas (20 e 30) do Fundo de Participação dos Estados (FP). Como é sabido, o FPE constitui uma das modalidades de transferência de recursos financeiros da União para os estados, prevista no artigo 159 da Constituição Federal e é de extrema importância para o equilíbrio financeiro da gestão. Geralmente o bloqueio se dá por débitos, no caso do Piauí, é referente a construção
de barragens com recursos federais. O desbloqueio foi feito também em favor de algumas prefeituras. Em véspera de eleição um bloqueio leva o gestor a atrasar compromissos e até a ser derrotado.

Abortos no cerrado

Publicou o colega Arimateia Azevedo, em sua coluna no portalaz: É um verdadeiro absurdo o que está acontecendo na rica região de Uruçuí, nos cerrados do Piauí, onde um percentual altíssimo de mulheres está sendo vítima da interrupção brusca da gestação, pelo contato, manuseio e até mesmo inalação de veneno usado pelas grandes empresas para agricultura. Tudo tem uma explicação, que é a causa da justa aflição das mães dos cerrados, pelo uso de agrotóxico glifosato indiscriminado que faz por onde haja uma incidência muito grande de abortos que correspondem a quase 25% do total das mulheres grávidas. Como se não bastasse esse dado tem-se, também, uma incidência altíssima de quase 85% de mulheres que são impedidas de amamentar pela contaminação no leite materno.

Imposto de renda

Publicou o portal brasil247: “A Receita Federal suspendeu as notificações que vinha fazendo desde o dia 4 de setembro a juízes e membros do MP nas quais apontava a incidência de IR sobre o
auxílio-moradia;o órgão tomou a decisão após um despacho da AGU informar que o benefício não deve ser tributado, porque é indenizatório”.
A carta de FHC

A mensagem do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso aos eleitores brasileiros, na qual pede serenidade e união entre partidos para que o futuro presidente possa promover os reajustes necessários para evitar uma crise econômica ainda mais profunda, ganhou destaque na grande
mídia mas quase não foi comentada nas redes sociais. O eleitor segue polemizando as ideologias de direita e de esquerda. O ex-presidente fala de sua longa experiência e afirma jamais ter visto um momento tão decisivo para a vida política brasileira.

Porto solidão

Tudo o que se relacionou ao Porto de Luis Correia foi lento e tão demorado quanto à sua conclusão. Por último, o homem que contou o que ocorria dentro da Secretaria de Transportes do Piauí nos anos de 2008 a 2010, época em que se suspeita ter havido desvio de recursos, até
agora não apresentou suas considerações finais para que o juízo federal responsável profira sentença sobre o caso. O delator Anderson Castelo Branco Lopes é o único que deve suas alegações finais

Comunicação impressa

Publicou o jornalista Cláudio Barros, no facebook: “Coisas que aprendi ao perder meia hora de minha vida assistindo à Lourdes Melo na TV Meio Norte:
1. Marina Silva é de direita.
2. O PSTU é de direita.
3. O PSOL finge que gosta do Lula.
4. Para salvar o planeta só com a destruição do capitalismo.
5. O PCO considera que na era digital se pode fazer a revolução com jornal impresso e panfletos”. Observação: a candidata está apostando em comunicação impressa quando os jornais e revistas estão falindo por falta de leitores.

O humor de cada dia

O piauiense é bem humorado quando comenta postagens irônicas na Internet. Isso ficou provado na última quinta-feira (20), quando publicaram uma foto da cantora Rita Lee, atribuindo a ela uma
declaração de que teria namorado com o candidato Jair Bolsonaro, que por sua vez não teria “dado no couro”. Imediatamente apareceu alguém para dizer que a culpa foi da cantora, que gravou uma música que diz: “nada melhor do que não fazer nada, só pra deitar e rolar com você. O próprio Bolsonaro se divertiria com esse tipo de humor.

Dê sua opinião: