5000onon

Cultura piauiense perde um grande incentivador das letras

Escritor Herculano Moraes morre aos 73 anos em Teresina 
 Jornalista Herculano Moraes (Foto: Reprodução)

A morte do jornalista e escritor Herculano Moraes, ocorrida ontem (17), causou consternação entre os membros da Academia Piauiense de Letras, à qual ele pertencia, e aos meios jornalísticos. Ele atuou em diversos jornais da capital, sempre valorizando a cultura. Publicou vários livros e incentivou a criação de diversas academias de letras no interior do Piauí e numa cidade maranhense, Pastos Bons, junto com o advogado Celso Barros Coelho, filho daquela cidade.

No jornalismo, a última convivência que tive com Herculano foi no jornal Correio do Povo, fundado pelo então deputado Manoel Nogueira Filho. Ele era editor, quando teve que passar uma temporada em Porto Alegre – Rio Grande do sul. Foi aí que eu assumir a editoria do referido jornal, que ficava próximo ao Mercado Central, até o dia em que o mesmo foi destruído por um incêndio.

Fora do jornalismo minha convivência com Herculano foi mais intensa, uma vez que, na condição de maranhense de Nova Iorque, próxima a Pastos Bons, fiz parte da criação da Academia de Letras, História e Ecologia daquela cidade, viajando com ele e o Dr. Celso Barros, de três em três meses, para reuniões e distribuição do jornal Pastos Bons, editado em Teresina. As viagens ao Maranhão eram agradáveis, não apenas pela distração, mas também pela boa acolhida.

Assim que teve alta da primeira internação, Herculano Moraes esteve na Assembleia Legislativa, onde me prometeu viajar a Pastos Bons na semana seguinte. O jornal estava pronto e seria distribuido no último dia onze, data do aniversário de Celso Barros, mas este também adoeceu e a viagem foi adiada. Celso teve alta, mas ainda não marcou nova data para ir a Pastos Bons. A morte de Herculano representa também uma perda para a cultura do sul maranhense.

Lula não quer indulto

O ex-presidente Lula não quer saber de indulto, segundo noticiou o portal brasil247. "Tem que dizer para as pessoas pararem de falar em indulto para mim", disse o ex-presidente à senadora Gleisi Hoffmann, durante visita que a presidente do PT fez a Lula junto com o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad; "Eu não aceito indulto.

Indulto é para culpado, eu não sou culpado, eu sou inocente e quero provar a minha inocência", declarou Lula; "Eu quero justiça no meu processo, eu quero sair daqui com Justiça".

Discurso não muda

A liberação da segunda parcela do empréstimo da Caixa Econômica ao Governo do Estado é tida como certa, depois que uma comissão de deputados foi à direção nacional da instituição. Contudo, o discurso da oposição não será abrandado. O governo tem contas a prestar com os servidores que fizeram empréstimos consignados e caíram no Serasa, mesmo tendo sofrido descontos nos contracheques, mas que o governo não repassou os valores à Caixa e ao Banco do Brasil. A orientação da oposição é para que os prejudicados usem as redes sociais e denunciem o fato.

Mais uma TV

O deputado estadual João Madison Nogueira (MDB) ocupou o espaço dedicado aos pequenos avisos, na sessão de ontem (17), para convidar os colegas para a inauguração da “TV O Dia”, que acontece nesta sexta-feira (18), às 19 horas. O deputado elogiou a determinação dos empresários Valmir Miranda e Paiva Igreja, por lançarem  um órgão de comunicação que será fundamental na divulgação das belezas piauienses. A “TV O Dia” vai retransmitir, ao vivo, a programação da Rede TV – Afirmou João Madison.

Operação Tapa-buracos

O deputado Fábio Novo (PT) apresentou requerimento pedindo ao diretor-geral do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte), no Piauí, José Ribamar Bastos, a recuperação do trecho da rodovia BR-153, entre os municípios de Jerumenha e Bertolínia, no Sul do Piauí, uma vez que o referido trecho se encontra esburacado, o que vem prejudicando o tráfego de veículos entre os dois municípios. Novo afirmou que há necessidade urgente de que o DNIT realize uma Operação Tapa-Buracos, para evitar que a situação da estrada fique ainda pior.

Caos na Educação

Os professores celetistas, aqueles que não foram aprovados em concurso e têm contratos temporários deverão entrar em greve nos próximos dias, pois não estão recebendo seus salários. A afirmação foi feito pelo deputado Gustavo Neiva (PSB), na sessão do último dia 16, acrescentando que a paralisação ocorrerá em todos os municípios. Para o deputado, a Educação está vivendo um caos, uma vez que o sistema de transporte escolar está paralisado por falta de pagamento.

Povo gripado

É grande o número de pessoas gripadas dando entrada nos hospitais, com suspeita de pneumonia, naturalmente pelo fato de que a vacinação não foi para todas as idades. Os surtos de gripe nos últimos anos têm preocupado as autoridades da saúde, mas as campanhas que dependem do governo federal não são eficientes. O drama é mais preocupante nas cidades do interior.

Empréstimo

Foi bom que a oposição tivesse se oferecido para integrar a comissão de deputados que foi a Brasília pedir ao presidente nacional da Caixa Econômica que liberasse rapidamente a segunda parcela do complicado empréstimo para obras em todo o Estado. Foi o representante da oposição, deputado Rubem Martins, que deu para a imprensa o resultado da visita: a Caixa vai esperar decisão do ministro Fachin, que está com o processo.

O humor de cada dia

A aeromoça oferece bebida ao são-paulino, que está sentado ao lado de um padre dentro de um avião.

O são-paulino (chique, lógico) pede uísque com gelo!

— O senhor quer o mesmo que ele, reverendo?

O padre fica indignado e responde:

— Prefiro ser agarrado violentamente e estuprado por um negão, do que botar uma gota de álcool na boca!

O são-paulino escuta a conversa, devolve o uísque à aeromoça e diz ansioso:

— Desculpe, eu não sabia que tinha outra opção. Também quero o negão...

Dê sua opinião: