5000onon

Audiência vai debater o Plamta

 Os debates sobre o Plamta na Assembleia começaram tímidos, mas acabaram ganhando força com um pedido e audiência pública apresentado pelos deputados Luciano Nunes, Rubem Martins, Robert Rios e Gustavo Neiva. O debate agora será amplo e o governo terá que justificar a falta de recursos para pagar o Plamta às clínicas que suspenderam o atendimento.

O Plamta foi criado pelo governador Hugo Napoleão e pode ser considerado um dos mais importantes planos de saúde do país. Ele nunca tinha sido interrompido, mas agora deixa de ser a salvação de quem necessita de uma cirurgia. A audiência pública aprovada na Assembleia ainda não tem data para acontecer, mas representa uma esperança de que o governo acerte as contas com os hospitais.

Os requerentes da audiência informaram no requerimento que a mesma discutirá como se encontra o pagamento dos hospitais e clínicas credenciados pelo Iaspi (Instituto de Assistência à Saúde do Piauí) para atender os milhares de segurados do Plamta.

O deputado Robert Rios teve aprovado ainda requerimento em que solicita à presidente do Iaspi, Danielle Aita, informações sobre pagamentos não efetuados aos fornecedores, servidores terceirizados e prestadores de serviços do órgão. O parlamentar pedetista pediu ainda que seja encaminhada ao poder relação com os nomes de beneficiários e valores não pagos.

Mais uma vítima da violência 

Vigilante noturno é morto enquanto trabalhava na zona Sul 
 Rubens Pimentel (Foto: Reprodução)

A sociedade está se acostumando aos assassinatos que ocorrem quase que diariamente em Teresina. Quem compra um jornal, liga uma rádio ou acessa um portal de notícias já vai em busca da manchete. Sonhar com uma solução ninguém sonha mais. O governo federal cruza os braços para o problema. Há menos de 24 horas de um assassinato bárbaro contra um funcionário da Vikstar, é morto um vigilante que estava de serviço. Rubens Pimentel, a vítima, era natural de São Paulo e morava no bairro Promorar. A vida de mais essa vítima teve o preço apenas de um celular.

Governador defende o filho 

Resultado de imagem para Governador wellington dias 
 Governador Wellington Dias (Foto: Reprodução)

O governador Wellington Dias vai recorrer da decisão do juiz da 2ª Vara dos Feitos da Fazenda, João Gabriel Furtado Batista, que condenou seu filho Vinícius a devolver dinheiro público utilizado em frete de avião e hospedagem. Em nota aos meios de comunicação o governador alegou que a despesa foi legal. O problema é que nesses casos fica sempre a mancha no condenado.

PSDB calado

A bancada do PSDB na Assembleia não fez qualquer pronunciamento sobre a decisão do Senado que restabeleceu o mandato do senador Aécio Neves. Também o PT silenciou sobre o assunto. Enquanto isso, a mídia nacional contrária aos tucanos despejou veneno na farofa dos que comemoraram a vitória de Aécio. O portal brasil247 acusou o presidente Temer de ter liberado R$ 200 milhões em emendas para salvar o mandato de Aécio. A fonte da informação foi o jornalista Josias de Souza, colunista do Uol.

A força dos investigados

Segundo noticiou o site da Veja, dos 44 senadores que votaram para derrubar as medidas cautelares impostas ao tucano Aécio Neves (MG), ao menos 19 (43,2%) são alvo da Operação Lava Jato. A maior parte deles (10) é do PMDB, partido que mais deu votos a favor do senador mineiro – foram 18 no total. Apenas dois senadores do PMDB votaram por manter a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que afastou e determinou o recolhimento noturno de Aécio. Foram contrários ao tucano Kátia Abreu (PMDB-TO), também alvo da Lava Jato, e Roberto Requião (PMDB-PR).

Proibição

Limite prudencial. Essa é a situação em que se encontra o Estado do Piauí para não conceder reajusta ao funcionalismo e nem nomear concursados. O secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, tratou do assunto em audiência na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia De acordo com o relatório fiscal apresentado pelo secretário, o governo atingiu o total de 46,7% com despesas de pessoal. O Limite Prudencial delimitado pela LRF é de 46,55. Portanto já foi ultrapassado. Além disso, Rafael Fonteles afirmou que o custeio da máquina pública do governo do Estado teve uma redução de 6% no último quadrimestre de 2017.

A teimosia de Lula  

Resultado de imagem para Lula 
 Ex-presidente Lula (Foto: Reprodução)

Houve uma época em que se uma pessoa mandasse outra criar vergonha enfrentaria enormes dificuldades. Hoje nada acontece, ainda que o provocador esteja sendo investigado, inclusive já com prisão decretada. O ex-presidente Lula disse em entrevista a uma emissora de rádio de Belo Horizonte, na manhã de hoje (18), referindo-se a órgãos que o investigam: “espero que eles tenham vergonha e peçam desculpas à sociedade brasileira pelo estrago". O estrago a que ele se referiu seria na economia. Lula está em Minas para repetir as pregações que fez no Nordeste.

Feriados

Estamos iniciando mais um longo feriado de quatro dias, considerando-se que o governo do Estado venha a decretar ponto facultativo na sexta-feira. A melhor recomendação que se pode fazer é para que as pessoas não se excedam nas comemorações. Viagens são uma porta aberta para acidentes. Bebedeiras nunca terminam bem. A melhor receita para os que vão ficar em casa é a leitura.

O humor de cada dia

A mãe pede ao filho para ligar para o celular do pai avisando a hora do jantar.

- E aí, meu filho, o que ele disse?
- Mãe, já liguei 3 vezes e sempre quem atende é uma mulher.
- Deixa aquele safado! Ele vai ver quando chegar em casa...

Mal o pai aparece na frente da casa, ela parte pra cima dele,  dá a maior surra no marido.
Os vizinhos se aproximam pra ver o que está acontecendo.

Ela gritando como louca:
- Safado, cafajeste, vagabundo!!! Venha cá meu Filho. Fale pra todo mundo o que aquela mulher falou para você ao telefone.
O Filho, diz :
- Ah Mamãe , ela disse  "O número para o qual você ligou encontra-se desligado ou fora de área.”

Dê sua opinião: