5000onon

As águas vão rolar

Nunca se sabe tudo sobre determinados processos em tramitação na Justiça. Cada parte envolvida na questão repassa as informações do jeito que lhe convém. A coisa só se esclarece quando alguém resolve entrar em contato com o próprio tribunal. No caso da subconcessão da Agespisa, o que mais se divulgou foi o pensamento da oposição na Assembleia, uma vez que as sessões são transmitidas pela TV e Rádio Assembleia.

Depois que a Ministra Carmem Lúcia, presidente do STF, devolveu ao TCE a competência para julgar a licitação que deu à empresa Águas de Teresina o direito de explorar o abastecimento na capital, a impressão que se tinha era de que a licitação seria anulada e a Agespisa voltaria a gerir o abastecimento de água. Essa foi a idéia passada pelos deputados de oposição, sem entrar em detalhes.

Segundo o procurador-geral do Estado, Plínio Clêrton, nada muda em relação ao trabalho da Águas de Teresina, tendo em vista que a ministra Carmen Lúcia, presidente do STF, na mesma decisão que devolveu para o TCE concluir a votação da subconcessão, garantiu a manutenção da decisão do TJ, que mantém o contrato até que seja finalizado o julgamento pelo plenário do TJ.
 
Clêrton destaca que a decisão de Carmen concedeu ao TCE o direito de julgar a licitação realizada pelo Governo do Estado, mas disse, em seu despacho, que “a suspensão do contrato com a Aegea, neste momento, causaria inegável dano à população de Teresina/PI, que padeceria duplamente, pela falta de prestação de serviços públicos essenciais e pela incerteza da data da solução das demandas judiciais e administrativa instauradas na esfera estadual”.
 
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) decidiu, por 5 a 1, que seja feita uma nova licitação para a subconcessão da Agespisa, mas o Supremo é quem vai decidir se o contrato deve ser anulado. Daqui até o final desse processo muita água vai rolar. Não é água de beber. É água de discursos, tanto da oposição quanto dos membros do governo na Assembleia. A população que se prepare, pois a água verdadeira, essa sim, muitas vezes faltará nas torneiras do consumidor, que não terá a quem recorrer, se não à empresa Água de Teresina.

De quem são as armas?    

Resultado de imagem para Evaldo Gomes 
 Deputado Evaldo Gomes (Foto: Reprodução)

O deputado Evaldo Gomes (PTC) apresentou indicativo de Projeto de Lei que prevê isenção de impostos de ICMS para policiais militares, bombeiros, policiais civis, agentes de segurança e agentes penitenciários ativo na compra de armas de fogo e munição. Ainda segundo o Projeto, cada profissional será isento do imposto na compra de até duas armas. Até então, pensava-se que policiais não necessitariam comprar armas. Afinal, as armas que eles usam não são do Estado?

Asfaltamento  


Resultado de imagem para Georgiano Neto 
 Deputado Georgiano Neto (Foto: Reprodução)

O deputado Georgiano Neto quer o asfaltamento da Rua Chico Ricardo, localizada no bairro Verdecap II, zona sudeste de Teresina. Ele apresentou requerimento reivindicando o benefício à Prefeitura de Teresina, na última quinta-feira (9), argumentando que a rua está praticamente intrafegável. Tem gente que acha esse tipo de reivindicação própria para vereador, mas o deputado é abordado pelos moradores e não há como se furtar ao apelo.

Evangélicos na AL.


A homenagem da Assembleia à Igreja Batista Nacional Nova Vida, na última quinta-feira (9) foi bastante concorrida. Cada capítulo da bíblia lido pelos oradores equivalia a um “coro de aleluia” da platéia. O deputado Francis Lopes foi o autor da homenagem e seu discurso não perdeu para nenhum outro dos pastores que usaram a tribuna. O deputado tem se revelado um ardoroso defensor da família brasileira. A Igreja Batista Nova Vida, que foi fundada no dia 13 de outubro de 2000, fica sediada em Teresina e é presidida pelo pastor Fabrício Fonseca.

Marden adverte   

Resultado de imagem para marden menezes 
 Deputado Marden Menezes (Foto: Reprodução)

Em discurso na sessão realizada no último dia 8, o deputado Marden Menezes fez um alerta sobre a redução nos recursos previstos para áreas prioritárias com impacato direto na economia e na segurança da população Segundo o parlamentar, setores como o de Desenvolvimento Rural, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Turismo, Trabalho e Empreendedorismo terão cortes significativos no seu orçamento, enquanto a área de comunicação contará com um incremento nos gastos com publicidade e propaganda que passa de R$ 34 milhões.

Elmano Ferrer atuante  

Resultado de imagem para Elmano Ferrer 
 Senador Elmano Ferrer 

O senador Elmano Ferrer deu demonstração de forte atuação parlamentar eu seu Estado, durante pronunciamento na sessão da última quinta-feira (9). Ele abordou o problema da estiagem, citando boa quantidade de barragens por ele visitadas em todo o sertão piauiense. Segundo o senador Elmano Férrer, existem barragens no Piauí que estão em condições dramáticas, como é o caso do Açude Cajazeiras, em Pio IX, que tem capacidade de 24,7 milhões de metros cúbicos, mas está totalmente seco. “Tive oportunidade de visitar algumas barragens no Estado do Piauí, ao longo dos 51 anos que tenho no Piauí, e nunca vi no estado o que testemunhei. A população já sente, sobretudo a população rural do município de  Pio IX e proximidades”, disse.

PT não se entrega

O texto abaixo, publicado no portal brasil247, mostra que o PT mão se entrega: “A bancada do PT na Câmara ingressou nesta quinta-feira (9), na Procuradoria Regional da República em Brasília, com representação contra Michel Temer e o ministro do Planejamento, Dyogo Henrique de Oliveira; os dois são acusados de improbidade administrativa e crime de responsabilidade pela edição do decreto que abre caminho para a venda de ativos de estatais sem licitação, como a Petrobras, Banco do Brasil, Caixa e Eletrobrás; decreto foi editado em pleno feriado prolongado de Finados; "É gravíssimo! É crime de lesa-pátria", afirmou o líder do PT na Câmara, Carlos Zarattini, que encabeça a representação junto com os líderes da Minoria, José Guimarães (PT-CE), e da Minoria no Congresso, deputado Décio Lima (PT-SC)”
Escreveu o vereador Edson Melo, no facebook

“Em 1989 na primeira eleição direta para Presidente da República, após 21 anos de regime militar, foram colocadas as opções mais diversas para o eleitor escolher nosso então futuro Presidente! Nomes como Ulisses Guimarães, Mário Covas, Leonel Brizola, Lula, Roberto Freire, Aureliano Chaves, Paulo Maluf, Collor de Mello, Ronaldo Caiado, Enéas, etc. Foram para o 2°turno da eleição Collor e Lula! Venceu Collor, foi um desastre, deu impeachment! Mostrou que o brasileiro votou mal diante tão variadas e boas opções! Que em 2018 façamos melhores escolhas! Cuidado com os salvadores da pátria e os demagogos! Lista de candidatos”.

O humor de cada dia

Português montou uma padaria com o nome de “Pão do Dia”. Na véspera da inauguração um pichador passou por lá, colocou uma escada e escreveu na frente do anúncio a palavra “anterior”. No dia seguinte as pessoas passavam em frente, liam o que estava escrito na parece e saiam torcendo o rosto. Foi aí que o português percebeu que era impossível a clientela se interessar por pães do dia anterior.

Dê sua opinião: