5000onon

A véspera do julgamento do habeas corpus em favor de Lula

Resultado de imagem para Lula
 Ex-presidente Lula (Foto: Reprodução)

Os dez dias que antecederam o julgamento do habeas corpus preventivo em favor do ex-presidente Lula foram marcados por caravanas petista pelo sul do país e por manifestações nas redes sociais. Na véspera da reunião do STF, os grupos que se opõem ao ex-presidente foram às rua em diversos estados, mas as fotos publicadas pela grande mídia mostraram que pouca gente compareceu aos eventos.

Os protestos ocorreram no Distrito Federal e em 23 estados: Acre,Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará,Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Teresina não se movimentou.

Os veículos tradicionais não informaram se as manifestações reuniram grande público. Já os portais tidos de esquerda disseram que tais manifestações foram verdadeiros fiascos. O portal brasil247 afirmou que em Brasília o ato em frente ao Congresso Nacional reuniu poucas pessoas e que no Rio a manifestação reuniu poucas centenas de pessoas.

O portal 247 concluiu sua matéria afirmando que nem com propaganda paga o movimento “Vem Pra Rua” atraiu grande público.

Na Assembleia Legislativa nenhum deputado se manifestou sobre o julgamento do habeas corpus. O único orador do PT foi o deputado Aluísio Martins, que apenas se despediu dos colegas. A bancada petista também não se manifestou quando das agressões sofrida pela caravana de Lula no sul do país.

Defesa da mulher

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher será instalada às 10 horas da próxima quinta-feira (5). O anúncio foi feito pela deputada Flora  Izabel (PT) no espaço destinado aos pequenos avisos da sessão plenária de ontem (3). Flora foi escolhida para presidir a comissão, enquanto a deputada Liziê Coelho (MDB) ocupará a vice-presidência. Flora Izabel disse que quatro matérias de interesse das mulheres piauienses já estão tramitando na Alepi e deverão ser analisadas pela comissão.

Solidariedade

Desta vez, a solidariedade petista piauiense de véspera ao ex-presidente Lulas foi demonstrada apenas pelo governador Wellington Dias, que decidiu acompanhar o julgamento do habeas corpus ao lado do “chefe”, em São Paulo. O PT não fez manifestação de rua na véspera e nem a bancada na Assembleia fez qualquer manifestação sobre as hostilidades à caravana de Lula e o julgamento no STF. Na Assembleia, a indiferença da bancada petista em torno dos acontecimentos envolvendo Lula tem uma explicação: Os deputados eram suplentes preocupados apenas com a despedida e os titulares ficaram mais tempo acompanhando a posse de novos secretários. Contudo, o PT fez uma rápida manifestação na manhã desta quarta-feira (4).

Responsabilidade do STF

Escreveu Afonso Teles Coutinho, no facebook: “Qualquer incidente que houver amanhã entre manifestantes a favor ou contra Lula, a responsabilidade será inteiramente do STF porque deveria ter julgado o processo no dia 22 de março. Lamentavelmente, por preguiça e manobra de alguns de seus membros houve o adiamento, tudo isso trazendo prejuízos incalculáveis ao erário porque máquina pública será acionada para tentar manter a ordem, além dos já usados pelo senhor Lula na lama da corrupção. Este não é o país que eu quero”!

Torres eólicas

O governo do Piauí já foi criticado por não ter conseguido atrair empreendimentos que acabaram se instalando no Maranhão, mas agora está estejando a instalações da Fábrica de Torres Eólicas Acciona/Nordex, em Lagoa do Barro, a 540 quilômetros de Teresina. A inauguração acontecerá nesta sexta-feira (6), com a presença do governador Wellington Dias.. A empresa irá fabricar torres e fornecer equipamentos para serem usados em parques eólicos no Piauí. A fábrica a ser inaugurada tem previsão para gerar 480 empregos.

Audácia

Audácia é quando um motoqueiro avança e fica na frente dos carros para sair primeiro quando o semáforo abrir. É quando um cliente de banco se planta na frente de um idoso para ser atendido primeiro. É quando um dançarino tira a mulher de alguém para dançar na frente do marido dela. Audácia é também o que falta aos adversários do ex-presidente Lula e que sobra nele para enfrentar todas as adversidades. No brasil de hoje as chances de vitória são dos audaciosos, com honrosas exceções.

O povo e os governantes

Escreveu o radialista Josean Araújo, no facebook: “Os governantes de uma nação nada são do que o reflexo do seu próprio povo. Por exemplo, há pessoas que estacionam o seu carro em vagas para deficiente e idosos, furam filas, compram atestado médico, enganam no troco, surrupiam material da empresa que trabalha. Sem falar nos milhões de "gatos" feitos para roubar luz, água, internet, sinal de tv a cabo etc. Para tudo o brasileiro é capaz de arrumar uma maneira de enganar. Infelizmente o nosso pais carrega em seus ensinamentos naturais de berço a marca da corrupção e marginalidade. Quando tudo isso terá fim?

Essa é a realidade do pesadelo que nós vivemos e nós mesmos plantamos. Deus abençoe a todos”!

Radicais contra radicais

A presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmmann, acusou em nota oficial a TV Globo de repetir o que fez em 1964, quando incitou chefes militares contra o governo constitucional de João Goulart. A TV estaria agora a pressionar o Supremo para condenar o ex-presidente Lula. “A Globo tem sido historicamente um veneno a democracia", diz a nota assinada pela senadora.

Embora acusando a Globo de radical, a presidente do PT, juntamente com os outros dois signatários da nota, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) e o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), Gleisi lidera o grupo mais radical do PT.

O humor de cada dia

Na época mais quente das divergências políticas entre a prefeita de São João dos Patos (MA), Dona Nóca, e o capitão Fonseca, na década de 1950, um episódio cômico marcou uma exposição de viaturas do DNOCS que seriam usadas na construção da estrada São João dos Patos/São Raimundo das Mangabeiras. A prefeita não compareceu e o capitão aproveitou para ironizá-la. Ele se dirigiu a um grupo de homens que iam trabalhar na construção da estrada e perguntou:

- Vocês sabem o que significa DNOCS?

Os homens não souberam responder, mas um engenheiro explicou que a sigla significava Departamento Nacional de Obras Contra as Secas. O capitão se dirigiu novamente aos trabalhadores, com estas palavras:

- O engenheiro está enganando vocês. O significado da sigla é este:Dona Nóca Odeia Cassaco Sujo.

Dê sua opinião: