5000onon

A mais nova do Inthegra: ambulantes são proibidos nos terminais

Resultado de imagem para prefeito firmino filho 
 Prefeito Firmino Filho (Foto: Reprodução)

Ambulantes que vendiam seus pequenos produtos nas antigas paradas de ônibus foram proibidos dessa prática nos novos terminais e estações de passageiros do novo sistema de transportes da capital. O Partido dos Trabalhadores, que se diz “pai dos pobres”, até o momento não se manifestou, naturalmente sonhando que o prefeito Firmino Filho ainda possa declarar apoio à reeleição do governador Wellington Dias, mesmo sabendo que o partido dele, o PSDB, tem um candidato a governador, o deputado Luciano Nunes.

Não se sabe qual a justificativa do prefeito para tal proibição, quando é certo que os pequenos ambulantes são pessoas pobres, que já vendiam produtos como picolés, sorvetes, pastéis, refrigerantes e água mineral, nas antigas paradas de ônibus, sendo natural que migrassem para os terminais e estações de passageiros, seguindo sua clientela. Não as sabe se a Prefeitura vai proibir também que jovens da instituição Manassés vendem seus pequenos produtos dentro dos ônibus, em campanhas contra as drogas.

Se a intenção do prefeito foi passar para o mundo a impressão de que em Teresina não existem pessoas pobres, ele se “ferrou”, pois pobres são também todos aqueles que esperam ônibus nos terminais (ricos não andam de ônibus). Em outros pontos da cidade existem mais que pobres, mas sim miseráveis, inclusive crianças, que pedem esmola nos cruzamentos. Catadores de lixo também são vistos em alguns pontos da cidade. Não muito raro, pessoas pobres pedem ajuda nos terminais e estações de passageiros para completar o valor da passagem.

O que a Prefeitura devia proibir são os viciados em drogas que usam suas práticas no Parque da Cidadania, os assaltos a passageiros dentro dos coletivos e pessoas desalmadas que abandonam cães e gatos nas ruas. Proibir a atividade de pequenos ambulantes nos terminais de ônibus significa retroceder à época em que Joffre Castelo Branco foi prefeito de Teresina.

Mortes de famosos

Duas mortes estão repercutindo nas redes sociais. A de Yvone Lara, sambista, cantora e compositora carioca, que tinha 97 anos, e a de Paul Singer, fundador do PT, aos 86 anos, em São. A primeira está ensejando manifestações de artistas, especialmente carnavalescos. O segundo começa a receber homenagens de membros do PT. Pelas manifestações iniciais, provavelmente haverá homenagens nas casas legislativas. Aqui em Teresina um carnavalesco que divulgou o Museu do Homem Americano será cidadão piauiense. Em nível nacional, o fundador do PT ganhará homenagens no Congresso Nacional, como vem ganhando o ex-presidente Lula, “vivinho da silva”.

Elmano e a seca

O senador Elmano Ferrer fez longo pronunciamento no Senado, na última segunda-feira, criticando a indiferença das autoridades estaduais e nacionais sobre a situação precária dos reservatórios de água no Nordeste, alguns sujeitos a arrombamentos com as pesadas chuvas do presente inverno, outros ainda com volume mínimo em alguns municípios. Ele citou o exemplo da barragem de Cajazeiras, que está com apenas 30% de sua capacidade. O discurso de Elmano repercutiu no noticiário da Rádio Senado.

Desafio na prisão

Não é comum um preso desafiar a Justiça. Mas o ex-presidente Lula fez isso em carta dirigida à militância do seu partido, o PT. O fato é destaque na mídia nacional. Lula desafia o juiz Sérgio Moro a provar que o triplex seja de sua propriedade. De duas uma: ou Lula acredita em crime perfeito ou então espera que por conta de seu desafio não será ainda mais castigado. Esperava-se que a prisão fizesse o ex-presidente se dedicar à leitura, já que está recebendo uma média de 100 cartas por semana, mas ele prova que está se dedicando também à escrita.

Maus exemplos de dentistas

Um dentista piauiense, cujo nome não foi revelado em matéria do portal didadeverde.com,foi condenado a pagar R$ 50 mil à família de uma criança que ele obrigou a passar fezes no rosto, no ano de 2015. O inocente se viu obrigado a defecar em frente à casa do acusado e por isso foi humilhado sob a mira de arma de fogo, na presença da mãe. Uma dentista de São Raimundo Nonato, esta sim, com o nome revelado, Delzuite Marcelo, foi presa em Teresina por ter publicado texto racista contra uma criança no facebook. Segundo a polícia, ela deixou de comparecer à delegacia para prestar depoimento e se preparava para fugir para São Paulo.

Repóter atuante

Escreveu o jornalista Efrém Ribeiro, no facebook: “Participei, com texto e fotografia, de reportagem sobre o que pensam os eleitores de Jair Bolsonaro, que o Jornal O Globo, do Rio de Janeiro, publicou no domingo. O personagem que achei foi na zona rural de Altos.
Também participei de reportagem de O Globo, com texto e fotografia, sobre pesquisa do IBGE mostrando que aumentou a desigualdade social, publicada no sábado, com uma personagem da periferia de Teresina que perdeu o Bolsa Família”

Antes do Lula

Escreveu Afonso Teles Coutinho, no facebook: “Há determinadas postagens que por mais equilíbrio que se tenha não dá para passar em branco. Sou filho de agricultores, fui agricultor hoje sou procurador, me formei e fiz algumas pós-graduações todas em universidades públicas e nenhuma foi criada por Lula. Também, meus pais não tinham empregos públicos, nem bolsa família ou coisa assim e nem eu fui beneficiado por qualquer tipo de cotas. As pessoas deveriam não subestimar a inteligência alheia, acharem que tudo mundo é subserviente. A regra é que todo gestor público tem o dever de aplicar, corretamente, os recursos públicos, corrupção é a exceção”.

Até quando?


Cerca de 300 pessoas ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Frente Povo Sem Medo ocuparam a sede da Rede Bahia, afiliada da Globo, em Salvador (BA); "Estamos fazendo esse dia de mobilização, denunciando o papel que a Globo tem tido, assim como teve no Golpe de 64 com a ditadura militar porque ela apoiou, ela publicizou, estimulou e ela tem feito coisa parecida agora, retirando diretos dos trabalhadores, estimulando a venda das riquezas do nosso país e estimulando a prisão do presidente Lula", disse um dos representantes dos manifestantes, Vítor Alcântara. (Fonte: brasil247)

O humor de cada dia

Um vendedor ambulante chama a dona-de-casa até o portão e oferece:
- Minha senhora, tenho aqui linhas, agulhas, alfinetes, presilhas, zíperes, pentes, escovas, grampos...
- Não preciso de nada disso! Já tenho tudo!
Mas o vendedor não aceita desculpas:
- Então, que tal comprar este livro de orações para agradecer a Deus por não faltar nada para a senhora?

Dê sua opinião: